Perguntar
Fechar

12 benefícios do Tribulus terrestris e quem pode tomar

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Enfermeira doutorada em Saúde Pública

Tribulus terrestris é uma planta de origem europeia e asiática bastante utilizada na medicina chinesa e indiana. O extrato do tribulus é usado como um suplemento fitoterápico e tem muitos benefícios.

Atua estimulando a vasodilatação e produção natural de testosterona, principal hormônio sexual masculino, mas presente, em menor quantidade, também nas mulheres. Seu principal composto ativo são as saponinas. São elas que induzem a produção da testosterona.

A protodioscina é um composto de saponina responsável pela vasodilatação. Isto é importante para entender os benefícios do Tribulus terrestris.

Tribulus terrestris

Quem pode usar Tribulus terrestris?

O fitoterápico Tribulus terrestris pode ser usado por pessoas com idade acima de 30 anos.

Tribulus terrestris ajuda a regularizar os níveis de glicose no sangue

Foi demonstrado em estudos recentes que o extrato do Tribulus terrestris tem a capacidade de reduzir os níveis de glicose sanguínea tanto em quem os tem elevados, mas não considerado diabético, como em pessoas diabéticas.

É verdade que o tribulus terrestris aumenta a libido?

Sim. Em pesquisas com seres humanos foi demonstrado que o uso de Tribulus terretris contribui para o aumento da libido. Este efeito é provocado pelo aumento transitório dos níveis de testosterona.

10 Benefícios do Tribulus terrestris

1. Amplia o tempo de ereção

O aumento do tempo de ereção foi comprovado em pesquisa com seres humanos e este efeito se deve à ação vasodilatadora da protodioscina. Além disso, a protodioscina pode aumentar discretamente os níveis de testosterona, o que auxiliaria neste efeito. No entanto, a elevação dos níveis de testosterona foi evidenciada somente em pesquisas feitas com animais. Em humanos ainda não há comprovações.

2. Aumenta a fertilidade

O Tribulus terretris também estimula a produção de espermatozoides (espermatogênese), nos homens. Nas mulheres promove a melhoria da ovulação. Estes efeitos contribuem para a fertilidade.

3. Melhora da irrigação sanguínea vaginal

Há também estudos em animais que mostram que a ação vasodilatadora da protodioscina provoca uma melhor irrigação sanguínea do canal vaginal, em mulheres.

4. Reduz a sensação de calor e sudorese noturna em mulheres no período de menopausa

Ainda não se conhece o mecanismo de ação que provoca a redução da sensação de calor e a suores noturnos (sudorese noturna) em mulheres durante a menopausa.

5. Diminui os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Estão sendo estudados os meios pelos quais o uso do Tribulus terretris causa este efeito.

6. Ajuda a reduzir a pressão arterial

Este efeito, observado em estudos feitos com animais, ocorre porquê a protodioscina estimula a produção de óxido nítrico, substância que causa a vasodilatação

7. Controla o colesterol ruim (LDL)

As pesquisas com animais também revelaram que o uso de Tribulus terrestris também ajuda a controlar o colesterol, entretanto o mecanismo responsável por este efeito ainda não é conhecido. Além disso, são necessários estudos que comprovem este efeito em seres humanos.

8. Previne problemas cardíacos

As saponinas presentes no Tribulus terrestris podem auxiliar na prevenção da morte precoce das células cardíacas. A prostodioscina inibe uma substância chamada de angiotensina que, quando em níveis elevados na circulação sanguínea, provoca alterações da pressão arterial e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

9. Aumento da massa muscular e redução dos índices de gordura corporal

O ganho de massa magra em praticantes de atividade física foi observado em estudos feitos em animais com crescimento leve dos músculos. Em humanos estes efeito ainda não foi comprovado. A diminuição do percentual de gordura ocorreria como uma consequência do aumento de massa muscular.

10. Redução da retenção de líquidos

O Tribulus terrestris desempenha ação diurética, fazendo com que ocorra a redução da retenção hídrica (sensação de inchaço).

Como tomar o Tribulus terrestris?

O Tribulus terrestris pode ser usado em forma de cápsulas ou em pó. A dosagem correta deve ser ajustada de acordo com os objetivos pretendidos.

Se Recomenda que o pó ou comprimidos sejam feitos com extrato seco de Tribulus terrestris, de preferência em farmácias de manipulação, para manter a concentração adequada das saponinas.

Uma avaliação nutricional ou médica antes de iniciar o uso também são recomendadas.

Efeitos colaterais do Tribulus terrestris

São poucos os efeitos colaterais do Tribulus terrestris. Pode-se citar:

  • Insônia
  • Queda de cabelo
  • Ginecomastia (crescimento das mamas em homens)
  • Refluxos gástricos

Contraindicações do Tribulus terrestris

Tribulus terrestris é contraindicado em casos de:

  • Mulheres grávidas
  • Mulheres que estão amamentando

Saiba mais:

Como aumentar minha libido?

Falta de libido: o que pode ser e o que fazer

7 erros que você não pode cometer se quer emagrecer

Não consigo emagrecer, o que devo fazer?

Referências:

1. Sanagoo S, Oskouei BS, Salehi-Pourmehr H, Hazhir N, Farshbaf-Khalili A. Effect of Tribulus terrestris L. on sperm parameters in men with idiopathic infertility: A systematic review. Complementary Therapies in Medicine 2019; 42:95-103.

2. Tian C, Chang Y, Zhang Z, Wang H, Xiao S, Cui C, Liu M. Extraction technology, component analysis, antioxidant, antibacterial,analgesic and anti-inflammatory activities offlavonoids fraction from Tribulus terrestris l. leaves. Helion 2019; 5(e02234):1-11.