Água no pulmão: quais as causas, sintomas e como é o tratamento?
O acúmulo de água no pulmão é uma condição conhecida como edema pulmonar.
Esse acúmulo anormal de líquido no pulmão causa dificuldade para respirar, pois, impede que as trocas gasosas sejam devidamente realizadas nos pulmões. A principal causa é o infarto agudo do coração, e os sintomas são de falta de ar e cansaço extremo.
O tratamento deve ser feito em ambiente hospitalar. Quanto mais cedo for iniciado, maior a chance de recuperação completa do quadro. Se não for rapidamente tratada, a água nos pulmões pode levar ao óbito.
O que causa a água no pulmão?
- Infarto agudo do miocárdio (IAM);
- Doenças cardíacas que provoquem o enfraquecimento ou rigidez do miocárdio (músculo do coração), como doença de chagas e a cardiopatia alcoólica;
- Defeitos nas válvulas cardíacas;
- Hipertensão arterial (pressão alta);
- Uso de certos medicamentos;
- Exposição a grandes altitudes;
- Insuficiência renal;
- Danos pulmonares causados por gases tóxicos ou infecções graves.
Quais os sintomas de água no pulmão?
O acúmulo de água nos pulmões pode causar os seguintes sinais e sintomas:
- Tosse com sangue ou “espuma” sanguinolenta (rosada);
- Dificuldade para respirar, com piora na posição deitada;
- Suor frio;
- Chiado ou sons borbulhantes durante a respiração;
- Dificuldade para falar frases completas, devido à dificuldade em respirar.
Outros sintomas do edema pulmonar podem incluir:
- Ansiedade ou inquietação;
- Diminuição do nível de consciência;
- Inchaço no abdômen ou nas pernas;
- Palidez.
Qual é o tratamento para água no pulmão?
O tratamento para casos de água no pulmão é quase sempre realizado em salas de emergência ou em unidade de terapia intensiva (UTI). Local de melhor suporte para esses casos, devido ao elevado risco de morte, se não for tratado imediatamente.
O tratamento deve ser iniciado ao mesmo tempo em que se procura a causa do problema, com suporte de oxigênio e medicamentos para eliminar o excesso de líquido dentro dos pulmões, são eles: oxigênio, respiração mecânica e medicamentos.
Os medicamentos usados no tratamento do edema pulmonar incluem diuréticos, para eliminar o excesso de líquido do corpo, além de medicamentos específicos que fortalecem o miocárdio, controlando os batimentos cardíacos e a pressão arterial.
O edema pulmonar pode melhorar rapidamente ou lentamente, dependendo da causa. Algumas pessoas podem precisar de ventilação mecânica por um longo tempo. Sem tratamento, o acúmulo de água no pulmão pode levar à morte.
O médico cardiologista ou pneumologista, são especialistas capazes de diagnosticar e conduzir o tratamento do edema pulmonar.
Leia também:
Como identificar um infarto cardíaco? Quais são os sintomas?