Perguntar
Fechar

Câncer de bexiga tem cura? Como é o tratamento?

Sim, câncer de bexiga tem cura, dependendo do tipo de tumor e do grau de evolução do mesmo. Quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de cura.

O tratamento do câncer de bexiga pode incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tipo de procedimento cirúrgico e o uso ou não da radio e quimioterapia depende sobretudo do estágio da doença e da idade do paciente.

Cirurgia

Se o câncer estiver localizado superficialmente, a cirurgia remove apenas o tumor (Ressecção Transuretral Endoscópica - RTU). Em casos de câncer invasivo, ou seja, que invadiu a camada muscular da bexiga, pode ser necessário retirar parte da bexiga ou removê-la totalmente.

Quando o câncer de bexiga invade também órgãos vizinhos, como reto, próstata, útero e ovários, estes também são removidos cirurgicamente.

Quimioterapia

A quimioterapia consiste de medicamentos específicos capazes de matar células tumorais. O seu uso pode ser indicado para destruir células cancerígenas que ainda podem estar na circulação e originar novos tumores.

A medicação pode ser administrada sob a forma oral, intravenosa (injeção na veia) ou injetada diretamente na bexiga através da uretra.

Radioterapia

O tratamento com radioterapia consiste no uso de radiação para destruir as células cancerosas. Pode ser uma opção nos casos em que a cirurgia é contraindicada ou a bexiga quer ser preservada.

Tipos de câncer de bexiga

Existem 3 tipos de câncer de bexiga:

Carcinoma de células de transição

É o câncer de bexiga mais comum e tem início na camada mais interna da bexiga, sendo por isso considerado superficial. A sua proliferação pode ser lenta ou rápida, dependendo das células que o tumor se origina.

Carcinoma de células escamosas

Esse tipo de tumor começa em células modificadas por inflamações ou irritações longas sofridas pela bexiga.

Adenocarcinoma

O adenocarcinoma tem origem em células de glândulas que também podem surgir na bexiga após infecções ou irritações prolongadas no órgão.

O câncer de bexiga afeta principalmente homens com mais de 60 anos de idade. O hábito de fumar é o principal fator de risco para o desenvolvimento do tumor.

Saiba mais em: Quais os sintomas do câncer de bexiga?