Provavelmente uma infecção vaginal, precisa procurar o médico para um correto diagnóstico e tratamento. Corrimento esverdeado com mau cheiro é sugestivo de tricomoníase, mas outras infecções também podem causar corrimento com mau odor entre elas a vaginose bacteriana, candidíase também pode causar corrimento embora esse seja geralmente sem odor e de cor mais branca ou amarelada. Portanto, apenas com uma avaliação médica é possível chegar ao diagnóstico preciso.
O que é a Tricomoníase e quais são os sintomas?
A tricomoníase é uma infecção vaginal causada pelo protozoário flagelado Trichomonas vaginalis. É uma infecção sexualmente transmissível, já que a sua transmissão se dá exclusivamente pela via sexual. Apresenta alta prevalência e muitas vezes pode ser assintomática, cerca de 10 a 50% das mulheres não apresentam sintomas.
Os principais sintomas da tricomoníase são:
- Corrimento vaginal que pode ser abundante, ou espumoso e de coloração amarela-esverdeada;
- Irritação e coceira vulvar;
- Vermelhidão da vulva;
- Ardência urinária;
- Dor ou sangramento durante a relação sexual.
No homem o Trichomonas também causa sintomas como corrimento uretral, ardência para urinar e necessidade de urinar mais vezes.
Qual o tratamento para a Tricomoníase?
O tratamento é feito através de medicamentos tomados via oral, geralmente o metronidazol. Tanto a mulher quanto o parceiro sexual devem ser tratados concomitantemente e abster-se de relações sexuais durante o tratamento de modo a evitar a reinfecção.
Para prevenir a tricomoníase deve-se usar preservativo durante as relações sexuais, só assim é possível evitar a contaminação pelo protozoário causador da doença.
Para mais informações consulte o seu médico de família ou ginecologista.
Pode lhe interessar também:
Corrimento esverdeado sem cheiro e sem coceira, o que pode ser?