Decadron: para que serve e quais são os efeitos colaterais?
O decadron® é um corticoide que tem como princípio ativo a dexametasona. Possui importante efeito anti-inflamatório e ação imunossupressora.
É utilizado em períodos curtos de tratamento para alergias, distúrbios reumáticos, doenças de pele, afecções oculares, doenças reumáticas, distúrbios sanguíneos, problemas endócrinos e pulmonares, alguns tipos de câncer e doenças gastrointestinais.
Quais os efeitos colaterais do decadron®?
Os efeitos colaterais do decadron® são diversos e dependem principalmente da dose, tempo de uso e do modo como o organismo de cada pessoa reage à medicação. Alguns efeitos são:
- Aumento de apetite,
- Aumento de peso,
- Retenção de líquidos,
- Náusea,
- Mal-estar,
- Soluços,
- Vertigem,
- Agitação,
- Dor de cabeça,
- Hipertensão,
- Candidíase oral,
- Osteoporose,
- Fraqueza muscular,
- Úlcera gástrica,
- Esofagite,
- Depressão do sistema imunológico.
Contraindicações de decadron®
- Infecções fúngicas sistêmicas;
- Hipersensibilidade aos componentes do medicamento;
- Vacinação com vírus vivo recentemente.
Precauções quanto ao uso de decadron®
Pessoas hipertensas ou que possuem doenças pépticas devem tomar cuidado com o uso de corticoides. Nunca utilize decadron® sem prescrição médica.
Decadron® engorda?
O uso de decadron® pode provocar a retenção de líquidos e o aumento de peso, entretanto este efeito varia de pessoa para pessoa e o peso é recuperado assim que termina o tratamento.
Mulheres grávidas ou que estão amamentando podem usar decadron®?
Não existem estudos sobre os efeitos do uso de decadron® em mulheres grávidas. O uso desta medicação por mulheres grávidas deve ser indicado somente pelo/a médico/a em função dos riscos que a dexametasona pode trazer para a mãe e para o bebê.
Além disso, a dexametasona é excretada no leite materno. Portanto, se as mulheres que estão amamentando precisarem tomar decadron®, é recomendado a interrupção da amamentação.
Como tomar decadron®?
O decadron® tem ação eficaz quando administrado por via oral. A dose deve ser ajustada pelo/a médico/a de acordo com a doença e com a resposta apresentada pelo/a paciente.
O medicamento também é disponível para aplicação endovenosa. Esta formulação é usada em ambiente hospitalar, com o/a paciente internado/a.
O decadron® (dexametasona), assim como outros corticoides, apresenta muitos efeitos colaterais e, por este motivo, não deve ser usado de forma indiscriminada. Não utilize dexametasona e nem qualquer outro medicamento sem prescrição e orientação médica.