Perguntar
Fechar

Fiz biópsia de próstata e sei que sai sangue no esperma...

Tenho 58 anos, fiz biópsia de próstata dia 13 de dezembro e sei que sai um pouco de sangue no esperma. A minha dúvida é se devo neste período forçar a eliminação de esperma ou devo me abster até cicatrizar. Não estou acostumado a masturbar, agora se for para o bem da saúde, farei. Se não eliminar o esperma o sangue poderá coagular e eu ter complicação?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Continue sua vida normalmente, não há necessidade de forçar a saída de esperma. O repouso é aconselhável após a biópsia.

os primeiros dias após a biópsia da próstata pode haver saída de pequena quantidade de sangue pelo esperma, pela urina ou por via retal. Com o tempo ocorre a cicatrização do local da biópsia e a melhora dos sintomas.

Outros sintomas que podem acontecer após a biópsia prostática são dor na região e eventualmente dificuldade para urinar.

Quando devo procurar um médico após a biópsia de próstata?

É muito importante estar atento a sinais de alarme que quando presentes devem levá-lo a procurar um urologista, estes sinais são a incapacidade de urinar, sangramento prolongado que não melhora com o tempo, febre e dor intensa e persistente.

Estes sinais podem indicar uma possível infecção, por isso, devem ser avaliados por um médico.

Na maioria dos casos pode-se voltar as atividades habituais logo após a biópsia, no entanto, muitos médico recomendam evitar atividade física e esforço físico durante alguns dias

Como é feita a biópsia de próstata?

A biópsia de próstata é um procedimento médico caracterizado pela retirada de pequena quantidade de tecido prostático através de uma agulha guiada por ultrassom. O exame é feito sob anestesia e é indolor, embora possa causar algum desconforto.

Esse exame está indicado na situação de suspeita de câncer de próstata, quando por exemplo é encontrado um nódulo ou observa-se alterações na consistência da próstata. Quando o paciente apresenta exames anteriores alterados como um PSA muito elevado e alterações no ultrassom da próstata, também está indicada a realização da biópsia.

Para mais informações consulte o seu médico urologista.