Sim. O pH da vagina é levemente ácido, isso serve para proteger a vagina contra infecções.
Qual o valor normal do PH vaginal?
A secreção vaginal normal costuma manter o PH abaixo de 4,0 a 4,5.
Por que o PH vaginal deve ser ácido?
O Ph deve se manter ácido, para oferecer uma maior proteção à vagina quanto a proliferação de germes (fungos e bactérias). A maioria dos germes não sobrevive ou se multiplica em meio ácido, inibindo o crescimento de bactérias oportunistas. Portanto, diminui os riscos de infecções vaginais como a tricomoníase e candidíase, por exemplo.
No entanto, no período de menopausa e pós menopausa, esse valor aumenta um pouco, com o pH chegando a 6,0; devido a redução da produção dos ácidos láticos, aumentando a prevalência de infecções nessa faixa etária.
Fatores que alteram o PH vaginal
Alguns fatores e cuidados com a higiene íntima alteram frequentemente o PH vaginal, expondo a mulher a doenças genitais. Para evitar essas doenças devemos seguir as seguintes recomendações:
- Evitar o uso frequente de ducha higiênica,
- Evitar o uso frequente de espermicidas e lubrificantes vaginais,
- Evitar o uso de sabonetes em barra (costumam ser mais alcalinos), preferir sabonetes líquidos e sempre que possível, direcionados para a higiene íntima da mulher,
- Evitar roupas muito justas e por tempo prolongado,
- Durante a menstruação, trocar com frequência o absorvente, especialmente o absorvente íntimo,
- Durante o banho, limpe bem a vulva apenas com os dedos, não utilize buchas ou roupas para evitar retirar a proteção natural da pele e não é necessário limpeza com sabonete dentro da vagina,
- Durante o dia, procure se limpar com lenço umedecido, sem fragrância, pois o uso de papel higiênico frequente, pode causar lesões na vulva,
- Evitar se relacionar durante tratamento com pomadas vaginais.
Pode lhe interessar também: Quanto tempo depois de usar a pomada vaginal posso ter relações sexuais?
Importâncias do PH vaginal
Além de proteger a vagina contra infecções oportunistas, na prática médica a simples medida do PH vaginal, contribui para muitas informações, como por exemplo, nos casos de corrimento vaginal, em que o valor do PH auxilia na diferenciação entre vaginose bacteriana e candidíase. Na vaginose bacteriana o PH está mais elevado ( acima de 5,0), enquanto na infecção fúngica, como a candidíase, o PH está normal (abaixo de 4,0).
Sendo o único método de análise em alguns serviços, e visto que a apresentação clínica por vezes é bem semelhante, o teste direciona uma melhor opção de tratamento de forma simples e eficaz.
O médico ginecologista é o responsável pela saúde íntima feminina, agende uma consulta para mais esclarecimentos.