O HPV pode apresentar diversos sintomas quando acomete a garganta, dentre eles os mais característicos são:
- Feridas na parte interna da boca de difícil cicatrização;
- Placas avermelhadas ou esbranquiçadas na língua, gengiva ou orofaringe;
- Tosse ou rouquidão persistente, mais de 2 semanas, mesmo após tratamento;
- Dor na garganta, também refratária ao tratamento;
- Até dificuldade de engolir com evidente emagrecimento, nos casos mais avançados.
Os sintomas podem ser confundidos facilmente com infecção bacteriana, o que leva a demora do diagnóstico e consequente demora no início do tratamento.
A infecção por alguns tipos do vírus HPV, sabidamente, os tipos 16,18,31, 33, 35 e 55, está relacionada a um risco aumentado para desenvolver câncer, por isso, na suspeita desta infecção, você deve procurar tratamento médico e manter de forma regular o seu acompanhamento até alcançar a cura desta doença.
Qual é o tratamento para HPV na garganta?
O tratamento da infecção por HPV na garganta envolve o uso de medicamentos e a remoção das lesões através de cauterização ou pequenas cirurgias. Quando a lesão evolui para câncer, o tratamento pode incluir ainda cirurgias mais invasivas, radioterapia e ou quimioterapia.
Mesmo após a remoção cirúrgica das verrugas, elas podem voltar a aparecer, principalmente quando o tratamento não é completo, permitindo que algumas células permaneçam infectadas. O reaparecimento dos sintomas do HPV na garganta pode ser desencadeado por baixa imunidade, estresse e outros fatores emocionais.
Saiba mais em: Como é feito o diagnóstico do HPV?
Como é a transmissão do HPV na garganta?
A infecção pelo HPV na garganta geralmente ocorre pela via sexual ou da mãe para o feto durante o parto. Pessoas infectadas com o HPV têm mais chances de desenvolver câncer de garganta, mesmo sem apresentar sintomas do vírus.
Contudo, vale lembrar que o aparecimento de tumores na garganta é desencadeado não só pelo HPV isoladamente, mas pela combinação da infecção pelo vírus com fatores genéticos, fatores externos e hábitos de vida, como o consumo regular e exagerado de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar cigarro.
Leia também: Quem deve tomar a vacina contra HPV?
O médico otorrinolaringologista é o especialista indicado para diagnosticar e tratar as infecções por HPV na garganta.
Saiba mais em:
Quem tem HPV pode doar sangue?