Perguntar
Fechar

Insuficiência cardíaca tem cura? Como é o tratamento?

Insuficiência cardíaca congestiva pode ter cura, dependendo das causas, do tempo que a doença está instalada, entre outros fatores. Contudo, com o tratamento adequado, é possível melhorar consideravelmente a qualidade de vida e a sobrevida da pessoa, mesmo que ela não fique completamente curada.

O tratamento da insuficiência cardíaca depende de cada caso e pode incluir o uso de medicamentos, prática de atividade física, mudanças no estilo de vida, cirurgias, implante de marcapasso e desfibrilador, uso de ventrículos artificiais e até transplante de coração.

Medicamentos

Alguns medicamentos específicos, como os betabloqueadores, são capazes de estabilizar ou até reverter a disfunção do músculo do coração.

Para eliminar o excesso de líquido acumulado nos pulmões e no resto do corpo, são usados diuréticos. Contudo, para controlar o inchaço, é fundamental também que o paciente diminua a ingestão de líquidos e sal.

Atividade física

Uma vez compensado o acúmulo de líquido, é indicada a prática de atividade física com orientação de um profissional para melhorar a qualidade de vida e a tolerância ao esforço físico.

Cirurgias

Em alguns casos, para diminuir o risco de morte súbita por arritmia cardíaca, pode ser necessário implantar um marcapasso e um desfibrilador.

Quando a insuficiência cardíaca tem como causa uma doença coronariana ou das válvulas cardíacas, outros procedimentos cirúrgicos podem ser incluídos no tratamento, como a substituição das válvulas e a revascularização.

Assistência circulatória mecânica

Os ventrículos artificiais auxiliam mecanicamente a circulação e podem ajudar a estabilizar um quadro de recuperação após um infarto, manter a função cardíaca até que seja realizado o transplante ou ainda ser uma opção de tratamento em alternativa ao transplante em caso de contraindicação.

Transplante

Quando as outras formas de tratamento não resultam, o transplante de coração pode ser a única forma de curar a insuficiência cardíaca e melhorar a sobrevida e qualidade de vida do paciente.

O especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento da insuficiência cardíaca é o médico cardiologista.

Saiba mais em:

Quais as causas da insuficiência cardíaca congestiva?

Quais são os sintomas da insuficiência cardíaca?

Insuficiência cardíaca pode ser genética?