Perguntar
Fechar

Quais as causas da insuficiência cardíaca congestiva?

As principais causas da insuficiência cardíaca congestiva são o diabetes, a hipertensão arterial e a doença coronariana, da qual resulta o infarto ou a redução da capacidade de contração e relaxamento do músculo cardíaco.

A insuficiência cardíaca por ainda ser causada por doenças inflamatórias ou degenerativas das válvulas do coração, doenças congênitas (presentes desde o nascimento), inflamatórias, genéticas e autoimunes, alcoolismo, quimioterapia ou ainda infecções causadas por vírus e outros parasitas, como a Doença de Chagas.

A insuficiência cardíaca caracteriza-se pela perda da capacidade de contração e/ou relaxamento do miocárdio, que é o músculo cardíaco. Logo, a função do coração de bombear o sangue para o corpo fica comprometida, afetando o funcionamento de todo o organismo.

Os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca são provocados pela incapacidade do coração em bombear e receber o sangue, o que leva a um acúmulo de líquido nos pulmões e no resto do corpo. Por isso a doença também ser denominada insuficiência cardíaca congestiva.

Tipos de insuficiência cardíaca

Quando a insuficiência cardíaca ocorre pela perda da capacidade de contração do coração, ela é denominada sistólica. Nesses casos, o coração não tem força para bombear todo o sangue que o corpo precisa.

Se a insuficiência cardíaca for decorrente de uma disfunção do relaxamento do músculo cardíaco, o coração não se enche o suficiente. É a chamada insuficiência cardíaca diastólica.

Algumas pessoas possuem apenas um tipo de insuficiência cardíaca, enquanto que outras podem apresentar ambos.

O tratamento da insuficiência cardíaca congestiva depende do caso, podendo incluir medicamentos, atividade física, mudanças no estilo de vida, cirurgias, uso de marcapasso e desfibrilador cardíaco, assistência mecânica da circulação e ainda transplante de coração.

O cardiologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento.

Saiba mais em:

Insuficiência cardíaca pode ser genética?

Insuficiência cardíaca tem cura? Como é o tratamento?

Quais são os sintomas da insuficiência cardíaca?