Perguntar
Fechar

Metronidazol: o que é e para que serve?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Metronidazol é um antibiótico utilizado para diversos fins. Ele existe na forma de comprimido a ser utilizado por via oral e em forma de creme ou gel para ser aplicado na pele ou em mucosas.

O formato de creme ou gel do metronidazol, em geral, é indicado para infecções vaginais e certos acometimentos na pele.

Por via oral, o metronidazol pode ser indicado para infecções gastro-intestinais (giardíase, amebíase), tratamento auxiliar na erradicação de úlceras gástricas causadas pelo H. pylori, infecções vaginais (tricomoníase, gardnerela, mobiluncus), doença inflamatória pélvica nas mulheres, uretrites nos homens, peritonite, colangite, diverticulite e alguns tratamentos dentários.

Compimidos de Metronidazol
Legenda

O medicamento atinge o seu pico de efeito duas horas após a sua ingestão ou aplicação, que é o tempo que leva para o organismo absorvê-lo completamente.

Como usar o metronidazol?

Os comprimidos de metronidazol devem ser tomados juntamente com 1 copo de água, sem mastigar e engolidos inteiros.

Nas infecções por tricomoníase, as doses indicadas são de 2 g (dose única) ou
250 mg, 2 comprimidos por dia, durante um período de 10 dias.

As doses podem ser aumentadas, conforme a avaliação médica. Se achar necessário, o médico também poderá indicar novo tratamento com metronidazol depois de algumas semanas.

Na giardíase, a dose recomendada é de 250 mg, 3 comprimidos por dia, durante 5 dias. Já nas amebíases, as doses são de 500 mg, 4 comprimidos ao dia, por um período de 5 a 10 dias.

Leia também: Quais são os sintomas da giardíase e como é o tratamento?

Nas infecções vaginais, as doses variam conforme a causa da infecção. Para auxiliar o tratamento com comprimidos, pode ser indicado o uso de creme ou gel de metronidazol para aplicar no local.

Nas vaginites e uretrites causada por gardnerella, o tratamento pode ser feito com duas doses únicas de 2 g, com um dia de intervalo entre as doses. Outra alternativa é tomar 2 comprimidos ao dia (500 mg), durante uma semana.

Saiba mais em: O que é gardnerella e como se contrai?

O parceiro também deve receber tratamento com metronidazol por via oral para prevenir novas infecções. A dose indicada para os parceiros nos casos de infecção vaginal é única, de 2 g.

Veja também: Usando pomada vaginal posso ter relação?

Por ser um antibiótico, o metronidazol é dispensado apenas com receita medica. Use as medicações com a devida indicação médica, conforme receita e na dosagem e duração indicada pelo/a médico/a.