Não é um sintoma típico de gravidez, principalmente se isolado, ela deve procurar um ginecologista ou médico de família para uma avaliação inicial.
A saída de secreção ou líquido da mama pode ter diferentes causas, geralmente benignas. Entre as causas mais comuns se destacam:
- A presença de um tumor benigno, chamado papiloma intraductal;
- Aumentos dos níveis do hormônio prolactina;
- Dutos de leite dilatados;
- Infecções e abcessos;
- Cistos ou nódulos.
Papiloma intraductal
Os papilomas intraductais são nódulos benignos que se desenvolvem em ductos de leite por trás da aréola mamária. A mulher sente que tem uma nodulação embaixo da aréola, eventualmente pode ocorrer também a saída pelo mamilo de um líquido claro e pegajoso, podendo apresentar um pouco de sangue. É uma das principais causas de saída de líquido mamilar.
Ectasia do duto mamário
A ectasia ductal corresponde a dilatação de um ducto de leite, que fica com as paredes espessadas e rígidas, levando ao acúmulo de líquido, que pode se exteriorizar. Geralmente, a ectasia não causa sintomas intensos e melhora espontaneamente.
Aumento dos níveis de prolactina
O aumento do hormônio da prolactina pode levar a saída de de leite pela mama, já que esse é o hormônio responsável pela produção de leite pelas glândulas mamárias. As causas de aumento de prolactina são variadas, a principal corresponde a amamentação, mas o seu aumento também pode ocorrer em situações de prolactinoma (tumor benigno), distúrbios na hipófise ou no hipotálamo, estímulo dos mamilos, hipotireoidismo e uso de medicamentos.
Infecção ou abcesso da mama
A presença de infecção nas glândulas mamárias ou formação de abcessos pode levar a saída de líquido com pus ou sanguinolento. No entanto, nesse quadro outros sintomas importantes estão presentes como dor mamária, vermelhidão e inchaço.
Secreção mamilar pode ser câncer de mama?
Raramente, em menos de 10% dos casos a saída de secreção da mama pode estar relacionado a presença de câncer de mama.
Alguns fatores relacionados a saída da secreção mamilar leva a uma maior suspeita de câncer de mama como saída de secreção rósea, sanguinolenta ou transparente, em uma única mama, presença de nódulo endurecido na mama e quando ocorre em mulheres acima dos quarenta anos.
Para uma melhor avaliação consulte um médico de família ou ginecologista.