Perguntar
Fechar

O que é aneurisma da aorta?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Aneurisma da aorta é uma dilatação local, anormal e permanente de uma parte da artéria aorta, a maior artéria do corpo humano. Considera-se um aneurisma, quando a dilatação da artéria ultrapassa 50% do diâmetro normal do vaso.

Artéria aorta

A artéria aorta se inicia no coração, atravessa o tórax (aorta torácica) e termina na altura do umbigo (aorta abdominal), e o local mais acometido pelos aneurismas é a porção abdominal.

Causas de aneurisma de aorta

A causa mais comum é o envelhecimento natural do vaso, ou seja, a degeneração da parede pela doença aterosclerótica. Outras causas incluem: infecção, isquemia, artrite, traumas abdominais, algumas doenças crônicas.

Fatores de risco

O problema afeta sobretudo homens, idosos, fumantes, hipertensos e com histórico da doença na família.

idoso fumando

Aneurisma de aorta

Trata-se de uma doença silenciosa e muito perigosa devido ao risco de ruptura da artéria, que pode ser fatal. Além da rotura da aorta, o aneurisma pode provocar trombose, embolia, corrosão das vértebras da coluna e compressão de estruturas vizinhas, podendo trazer graves consequências para o organismo.

Com o enfraquecimento da parede arterial, o vaso se dilata devido à pressão constante do sangue no seu interior. A dilatação aumenta progressivamente até que a artéria se rompe, causando uma grande perda de sangue que pode levar à morte. Quanto maior o aneurisma, maior o risco de ruptura.

Sintomas do aneurisma de aorta

A maioria dos casos de aneurisma da aorta não apresenta sintomas. Quando presentes, os sintomas são decorrentes da compressão de estruturas vizinhas pela artéria dilatada ou das complicações que esteja causando.

Um aneurisma grande da artéria torácica pode causar dificuldade para engolir, devido à compressão do esôfago, e falta de ar, pela compressão da traqueia, por exemplo.

No caso de ruptura e perda de grande quantidade de sangue o paciente apresenta dor aguda e súbita no abdômen, além de mal-estar, queda da pressão e desmaio, podendo levar ao coma e morte se não for tratado rapidamente.

Saiba mais em: Aneurisma da aorta: quais são os sintomas e qual é o tratamento?

Diagnóstico e Tratamento do aneurisma de aorta

O diagnóstico do aneurisma da aorta é feito principalmente através da história clínica e ecografia abdominal. Contudo, a tomografia computadorizada fornece imagens mais detalhadas, que permitem ao médico obter informações precisas sobre o tamanho, a localização e os limites do aneurisma.

O tratamento do aneurisma da aorta é feito através de cirurgia ou terapia endovascular. O procedimento cirúrgico consiste na correção do aneurisma e colocação de uma prótese que restabelece o fluxo sanguíneo. Já a terapia endovascular é uma técnica minimamente invasiva em que é colocada uma prótese internamente ao aneurisma.

O/A médico/a especialista responsável pelo tratamento dos aneurismas é o/a cirurgião/ã vascular.

Leia também: 7 Maneiras de baixar a pressão alta

Como funciona o adesivo de nicotina para parar de fumar?