Perguntar
Fechar

O que significa o resultado abaixo no meu exame de PSA?

O que significa o resultado abaixo:
ANTIGENO PROSTATICO ESPECIFICO(PSA), soro
Método: Eletroquimioluminométrico

RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA

PSA Total: 0,86 ng/mL vide nota 1

PSA Livre: 0,25 ng/mL vide nota 2

Relacao PSA livre/PSA total: 0,29 vide nota 2

Ensaio ultra-sensível, limite de detecção: PSA total = 0,003 ng/mL
PSA livre = 0,01 ng/mL

NOTA 1: Não há um valor referencial de PSA total aplicável a todos os indivíduos. O resultado deve ser interpretado levando-se em conta vários fatores, como a idade do paciente, história
clínica, volume prostático e uso de medicação. Considera-se
adequado um valor abaixo de 2,5 ng/mL para pacientes não
submetidos a procedimentos cirúrgicos da próstata ou em
tratamento específico.

NOTA 2: Nos intervalos de PSA total entre 2,5 e 12,0 ng/mL, os valores da relação PSA livre/PSA total acima de 0,15, sugerem de hiperplasia benigna da próstata.

Obrigado.
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Normal. Os valores apresentados estão dentro dos limites de normalidade.

O que é importante ressaltar, assim como está descrito nas notas abaixo, é que trata-se de um exame de rastreio, que não é capaz de descartar ou confirmar em 100% uma suspeita diagnóstica, ele deverá ser avaliado pelo médico que o solicitou em conjunto com: exame clínico, exame laboratorial e quando houver necessidade, exames de imagem.

O PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) é o exame de rastreio utilizado para avaliação da próstata. É um exame simples, realizado através de uma análise de sangue. Quando os valores estão aumentados, sinaliza uma possível anormalidade na próstata.

Mas quando está normal, não descarta totalmente uma doença nesse órgão. Precisa ser realizado todo o protocolo já bem estudado e estipulado de exames, de acordo com a idade, história clínica, hábitos de vida e história familiar do homem.

Veja também: PSA alterado: quais os sintomas e o que pode ser?

De acordo com a sociedade brasileira de urologia e o Instituto nacional do câncer (INCA), os exames de rastreio para o câncer de próstata atualmente estão recomendados para todos os homens a partir dos 50 anos de idade, e para aqueles considerados de alto risco e muito alto risco, 45 e 40 anos respectivamente.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente na população masculina em todo o mundo, e no Brasil. O seu diagnóstico precoce reduz significativamente a mortalidade por essa doença, portanto é de extrema importância manter o acompanhamento com urologista e seguir todas as recomendações oferecidas pelos especialistas.

Veja também: Como prevenir o câncer de próstata?