Perder peso muito rápido faz mal?
Sim. Perder peso muito rápido pode fazer mal, porque quanto mais rápido é o emagrecimento, maior é a perda de massa muscular, de vitaminas e outros nutrientes, o que não é bom nem recomendável. A não ser que seja feita uma dieta baseada em acompanhamento médico e/ou com nutricionista.
Dietas muito restritivas, que emagrecem rápido, fazem o corpo queimar músculos para obter energia. O resultado é uma perda de peso significativa em pouco tempo, mas boa parte dela é devida à massa muscular que foi consumida pelo próprio organismo.
Isso é prejudicial por, pelo menos, duas razões:
- Perder músculo prejudica a capacidade do corpo de queimar calorias e dificulta a manutenção do peso: Os músculos são fundamentais para acelerar o metabolismo, ou seja, quanto mais massa muscular a pessoa tiver, mais calorias ela irá queimar;
- Degradação de órgãos: Casos mais severos de emagrecimento rápido e exagerado fazem com que o corpo passe a consumir não só a proteína dos músculos, como também de órgãos como fígado, coração e rins.
Além da perda de massa muscular, emagrecer rápido pode baixar os níveis de cálcio e potássio na circulação sanguínea, o que pode causar:
-
Falta de cálcio:
- Cãibras;
- Aumento da pressão arterial;
- Depressão;
- Irritabilidade;
- Ansiedade,
- Unhas fracas;
- Cáries;
-
Falta de potássio:
- Fraqueza;
- Cãibras;
- Náuseas e vômitos;
- Aumento do açúcar no sangue;
- Parada respiratória.
Perder peso muito rápido só é recomendado em casos específicos, quando há necessidade de emagrecer para realização de uma cirurgia, por exemplo.
Perder peso muito rápido sem intenção, o que pode ser?
Várias doenças e condições podem provocar emagrecimento. Algumas delas:
- Câncer;
- Depressão;
- Diabetes;
- Hipertireoidismo;
- Tabagismo;
- Infecções;
- Distúrbios alimentares (Anorexia, bulimia);
- Diarreia de longa duração;
- Medicamentos, como anfetaminas, quimioterápicos, laxantes e remédios para a tireoide;
- Uso de drogas ilícitas;
- Úlceras na boca, aparelhos dentários, perda de dentes ou qualquer outra situação que impeça a pessoa de comer normalmente.
Para emagrecer de forma saudável, deve-se seguir um plano alimentar indicado por um médico endocrinologista, nutrólogo ou por um nutricionista, se possível acompanhado por exercícios físicos.
Em caso de perda de peso sem motivo aparente, consulte um médico clínico geral ou médico de família.