Perguntar
Fechar

Dor nos rins: o que pode ser e o que fazer?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Dor nos rins pode ser sintoma de pedra nos rins (cálculo renal) ou nas vias urinárias. Nestes casos, o paciente sente uma dor intensa na coluna lombar, que geralmente irradia para o abdômen e para a virilha.

Outras possíveis causas de dor nos rins(cólica renal):

  • Coágulos sanguíneos;
  • Ligadura cirúrgica do uréter;
  • Doença policística renal;
  • Infecção urinária;
  • Compressão provocada por tumor.

Dor nos rins ou nas costas?

Como a dor nos rins é sentida na região lombar (parte de baixo das costas), é comum os pacientes associarem uma dor nas costas com um problema renal. No entanto, a maioria das doenças renais não provoca dor nas costas, mesmo uma insuficiência renal crônica.

A imensa maioria das dores nas costas tem origem em problemas ósseos ou musculares da coluna lombar. Além disso, a dor provocada por pedras nos rins é excruciante e não está relacionada com movimentos do tronco. Ela não piora nem melhora se a pessoa mudar de posição.

Leia mais sobre o assunto em: Quais os sintomas para quem tem pedra nos rins?

Essa característica é importante para diferenciar a dor nos rins causada por problemas renais, da dor nas costas relacionada com a coluna lombar (lombalgia). Na lombalgia, a dor geralmente piora quando o paciente anda, levanta-se ou senta-se, podendo melhorar em algumas posições.

Em casos de pedra nos rins, a dor aguda e intensa deixa o paciente agitado, podendo inclusive provocar náuseas e vômitos.

Como aliviar a dor nos rins?

Em primeiro lugar, deve-se procurar um médico clínico geral ou médico de família para que seja diagnosticada a causa da dor nos rins. Se ela for mesmo renal, em alguns casos, o paciente pode ser encaminhado ao médico nefrologista ou se tiver origem na coluna, ao ortopedista, a depender da causa.

O tratamento da cólica renal é feito com medicamentos analgésicos, antiespasmódicos e anti-inflamatórios, por via oral, injeção ou aplicados na veia.

Nos casos mais graves, quando a dor não melhora, o paciente precisa ser internado.

As pedras nos rins muitas vezes são eliminadas espontaneamente pela urina, o que alivia imediatamente a dor. Em outros casos, as pedras precisam ser retiradas.

Saiba mais em: Como aliviar a dor nos rins?