Qual é o colesterol bom: LDL ou HDL?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O colesterol bom é o HDL. Sua sigla (HDL) vem do inglês e significa lipoproteína de alta densidade. Ele é chamado de colesterol “bom” porque além de não se aderir a parede do vaso sanguíneo devido ao seu peso, também remove o colesterol ruim (LDL) da circulação, transportando-o para o fígado, que depois elimina o LDL do corpo.

O HDL, por ter alta densidade, é mais “pesado” e por isso não flutua na superfície do sangue. Dessa forma, não se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos e não forma placas de gordura que podem obstruir as artérias e causar infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Já o LDL é chamado de colesterol “ruim”, porque pode se acumular nas paredes das artérias e formar essas placas de gordura quando em níveis elevados. A sigla LDL também vem do inglês e significa lipoproteína de baixa densidade. Isso significa que o colesterol LDL é mais “leve”.

Por isso, um nível de colesterol HDL alto é benéfico à saúde. Ao contrário, o nível sérico de LDL elevado, aumenta o risco de doenças cardio e cerebrovasculares.

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura presente em todas as células do corpo, produzido pelo fígado e também encontrado em diversos alimentos, como carnes e laticínios. O corpo necessita de colesterol para funcionar adequadamente, mas o excesso de colesterol no sangue aumenta o risco de doenças cardio e cerebrovasculares, como infarto e derrame cerebral (AVC).

O que é colesterol HDL e LDL?

O colesterol HDL e o colesterol LDL são dois tipos de lipoproteínas, uma combinação de gorduras (lipídios) e proteínas. Os lipídios precisam se ligar às proteínas para serem transportados no sangue. As proteínas funcionam como uma espécie de “peso”, já que a gordura é menos “pesada” (densa) que o sangue e de outra forma iria flutuar livremente na corrente sanguínea e não poderia ser transportada.

Qual deve ser o nível de colesterol bom (HDL)?

Idade Nível de colesterol bom (HDL)
Homens e mulheres com até 19 anos Mais de 45 mg/dL
Homens a partir dos 20 anos Mais de 40 mg/dL
Mulheres a partir dos 20 anos Mais de 50 mg/dL

Como aumentar o colesterol bom (HDL)?

Ter uma dieta saudável

Para aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), é necessário aumentar o consumo de gorduras boas (insaturadas) e diminuir a ingesta de gorduras ruins (saturadas e trans).

A gordura saturada está presente em alimentos como leite integral, queijo, carnes com alto teor de gordura (salsichas, bacon) e refeições preparadas com manteiga, banha de porco e óleo vegetal hidrogenado. As gorduras trans são encontradas em algumas margarinas, frituras e alimentos processados.

Já as gorduras insaturadas, consideradas “boas”, são encontradas no abacate, em óleos vegetais como azeite e nozes.

Nutricionistas recomendam limitar o consumo de carboidratos, especialmente açúcar, e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como aveia e feijão.

Controlar o peso

Perder peso é uma forma de aumentar o nível de colesterol HDL, sobretudo se a pessoa tiver muita gordura na circunferência abdominal (cintura).

Praticar exercício físico

A prática regular de atividade física pode aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL). Para isso, recomenda-se fazer exercícios pelo menos por 30 minutos, pelo menos 4 vezes por semana. O ideal, sempre que possível é se exercitar todos os dias.

Não fumar

Fumar ou se expor à fumaça do cigarro pode reduzir o nível de colesterol HDL.

Reduzir o consumo de álcool

O consumo moderado de bebidas alcoólicas pode diminuir o colesterol HDL. Em excesso, o álcool pode causar ganho de peso, o que reduz o nível de HDL e aumenta o LDL.

Quais medicamentos podem aumentar ou baixar o colesterol bom (HDL)?

Alguns medicamentos para colesterol, como as estatinas, podem aumentar o colesterol bom (HDL) e diminuir o colesterol ruim (LDL). Em geral, essas medicações não são prescritas apenas para aumentar o HDL, mas principalmente para reduzir o LDL.

Por outro lado, alguns medicamentos podem diminuir os níveis de HDL, tais como:

  • Betabloqueadores (medicamento para pressão arterial);
  • Esteroides anabolizantes, incluindo testosterona, um hormônio masculino;
  • Progestinas (hormônios femininos usados em algumas pílulas anticoncepcionais e em terapia de reposição hormonal);
  • Benzodiazepínicos (sedativos frequentemente usados para ansiedade).

Para maiores esclarecimentos sobre colesterol HDL e LDL, consulte um médico de família ou um clínico geral.

Leia também: Qual o risco de ter o colesterol HDL (colesterol bom) abaixo do ideal?