Perguntar
Fechar

Quando o corrimento rosado antes da menstruação é normal?

Dra. Janessa Oliveira
Dra. Janessa Oliveira
Farmacêutica-Bioquímica

O mais comum é que esse corrimento rosado antes da menstruação aconteça exatamente como um “aviso” de que ela vai começar. Primeiro, o muco sai rosado, podendo ser acompanhado de um pouco de cólica. Depois, o fluxo menstrual começa.

Pode ser considerado corrimento rosado antes da menstruação todo aquele que acontece no período que antecede o início da menstruação em poucos dias. Normalmente ele é percebido na calcinha ou no papel higiênico.

Não sai como o fluxo menstrual. O corrimento é rosado porque é uma mistura de um pouco de sangue com o muco vaginal normal.

Há outras situações em que esse corrimento rosa antes da menstruação pode ser normal.

Causas não preocupantes para o corrimento rosado antes da menstruação

Há situações em que o sangue está presente no muco, mas isso não indica nenhuma doença. Algumas situações que podem causar a saída do corrimento rosado antes da menstruação são:

Gravidez

A gravidez é uma causa possível para o corrimento rosado antes da menstruação.

Quando o embrião começa a se fixar no útero, pode causar um pequeno sangramento. Isso pode acontecer por volta de uma semana antes da data esperada para a menstruação. O muco pode ficar rosado nesse período devido à presença do sangue.

Uso de pílulas anticoncepcionais

O uso de pílulas pode ser a causa de corrimento rosado antes da menstruação. É o chamado “escape”. Nesse caso, fale com seu médico para ver se deve continuar com o medicamento. Ele pode sugerir a troca por outra pílula para evitar esse problema.

Relações sexuais

Quando as relações sexuais são muito intensas ou acontecem durante a gravidez podem causar o corrimento rosado. Isso acontece porque a parede vaginal ou o colo do útero podem sangrar um pouco, deixando o muco rosado.

Você só precisa se preocupar se isso acontecer com frequência e se sentir dor durante as relações. Nesses casos, procure um médico de família ou um ginecologista.

Procedimentos médicos

Se você passou por uma cirurgia ginecológica ou colocou um DIU, é possível que o corrimento rosado seja causado por esses fatores. Isso pode ser normal logo após os procedimentos. O sangue pode vir de dentro do útero, tubas / trompas ou ainda dos ovários e deixar o muco vaginal rosado.

Se tiver dúvidas se o corrimento é normal nesses casos, entre em contato com o médico que fez o procedimento.

Quando o corrimento rosado antes da menstruação não é normal?

O corrimento rosado pode ser causado por problemas de saúde. Nesse caso, pode aparecer em qualquer momento do ciclo menstrual. Observar a presença de outros sinais pode ajudar a perceber se você precisa se preocupar com o corrimento rosado antes da menstruação. São eles:

  • Dor na vagina ou no pé da barriga quando tem relações sexuais
  • Cólicas
  • Corrimento com cheiro ruim, persistente ou que cause coceira

Nesses casos, procure um médico de família ou clínico geral. Alguns dos problemas de saúde que podem causar o corrimento rosado acompanhado de um ou mais dos sintomas listados são:

Infecções

Algumas infecções podem causar sangramento na vagina. Elas podem ser acompanhadas de dor no pé da barriga e, algumas vezes, por febre. Podem causar corrimento com cheiro ruim. Precisam ser tratadas.

Elas podem ser a causa de doença inflamatória pélvica quando não tratadas. Dores, infertilidade e alteração do trânsito intestinal são algumas das possíveis consequências dessa doença.

Uso de medicamentos

Os principais medicamentos que podem causar o corrimento rosado são os anticoagulantes. Eles afetam a coagulação do sangue e podem aumentar sangramentos em vários lugares do corpo, inclusive na vagina.

Não é normal ter corrimento rosado quando está usando pomada vaginal. Ela só vai causar sangramento se estiver irritando a sua vagina ou não fizer efeito. Informe o médico caso isso aconteça.

Doenças

Há muitas doenças que podem causar sangramento no aparelho reprodutor feminino, causando corrimento rosado. Algumas delas são do próprio aparelho reprodutor:

  • Inflamações na vagina
  • Pólipos
  • Infecções

Câncer de vulva, vagina, endométrio (no útero) ou ovário pode causar sangramentos e ter como consequência o corrimento rosado.

Outras doenças que podem causar o corrimento rosado anormal são as doenças que afetam a coagulação do sangue. Plaquetas baixas, deficiência de fatores de coagulação, doença grave do fígado e leucemia são alguns exemplos.

Tem certeza de que o corrimento rosado é vaginal?

É importante perceber se o corrimento sai da vagina mesmo. Para isso, observe quando ele sai (apenas quando você vai ao banheiro urinar ou só sai com a saída das fezes). Se utilizar um absorvente interno, veja se ele só sai quando o absorvente é removido.

Se você usar um absorvente protetor de calcinha, pode notar o local onde a mancha do corrimento foi formada.

Caso note que o corrimento sai do ânus ou da uretra, as causas também precisam ser investigadas. Procure um médico de família ou clínico geral.

Leia também:

Corrimento rosado, o que pode ser?

Corrimento vaginal: significado das cores do corrimento (branco, amarelado, cinza, esverdeado, marrom, vermelho, rosa)

É normal ter sangramento durante a utilização de pomada vaginal? O que pode ser?

Referências:

UpToDate. Abnormal uterine bleeding in nonpregnant reproductive-age patients: Evaluation and approach to diagnosis

UpToDate. Pelvic inflammatory disease: Clinical manifestations and diagnosis