Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

7 Remédios eficazes e medidas caseiras para dor de barriga

Dra. Juliana Guimarães
Enfermeira doutorada em Saúde Pública

Os remédios indicados para dor de barriga como Buscopan®, Luftal® e Floratil® ajudam a reduzir o movimento intestinais, acúmulo de gases e restabelecem a flora intestinal. Por este motivo, estes e outros medicamentos ajudam a aliviar a dor abdominal, cólicas e diarreia.

Entretanto, é importante que a causa da dor de barriga seja investigada para que o melhor tratamento seja indicado. Evite usar qualquer um destes medicamentos sem orientação médica.

1. Buscopan® (butilbrometo de escopolamina)

Indicações: usado para o alívio rápido e prolongado de dores de barriga, cólicas e desconforto abdominal.

Contraindicações: Buscopan® é contraindicado em casos de fraqueza muscular grave (miastenia gravis), não funcionamento do intestino (íleo paralítico ou obstrutivo) estreitamento do aparelho digestivo, dilatação do intestino grosso (megacólon), intolerância a frutose e alergia a componentes presentes na fórmula.

Além disso, crianças com diarreia também não devem usar Buscopan®.

2. Luftal® (simeticona)

Indicações: utilizado para reduzir o excesso de gases no aparelho digestivo. Quando os gases se acumulam no estômago e no intestino, provocam dor de barriga, cólicas, desconforto abdominal, aumento do volume do abdome.

Contraindicações: Não utilize Luftal® se você apresentar aumento do volume abdominal, cólicas intensas, dor de barriga que dura mais de 36 horas, massa palpável no abdome, suspeita de perfuração ou obstrução intestinal.

3. Floratil® (Saccharomyces boulardii)

Indicações: Floratil® é usado para restaurar a flora intestinal e para o tratamento de diarreias de causas diversas.

Contraindicações: Alergia às substâncias da fórmula. Não há condições conhecidas que contraindiquem o uso da medicação.

4. Duspatalin® (cloridrato de mebeverina)

Indicações: Indicado para o tratamento da dor de barriga, de espasmos abdominais, desconforto intestinal causados pela Síndrome do Intestino Irritável. Esta síndrome incluem sintomas com dores no estômago e câimbras, sensação de inchaço, presença de gases, diarreia, constipação ou combinação dos dois. Além disso, apresenta fezes redondas, endurecidas como nozes, ou em forma de fita.

Contraindicações: Duspatalin® é contraindicado para pessoas alérgicas aos componentes da fórmula.

5. Imosec® (cloridrato de loperamida)

Indicações: Imosec® é indicado para diarreia aguda sem infecção e diarreia crônica associadas a doenças que provocam inflamação como a Doença de Crohn e retocolite ulcerativa (doença inflamatória que afeta o intestino).

Contraindicações: Imosec® é contraindicado em casos de diarreia com sangue ou acompanhada de febre, prisão de ventre, ou se você estiver com o abdome distendido. Deve ser utilizado exclusivamente por adultos. Não devendo, portanto, ser administrado para crianças. Pessoas com alergias aos componentes da fórmula também devem evitar o uso do medicamento.

6. Tiorfan® (racecadotrila)

Indicações: Indicado para o tratamento de pessoas com diarreia aguda.

Contraindicações: Tiorfan® é contraindicado para pacientes com alergia aos componentes da fórmula e intolerância à lactose. É preciso procurar um médico de família ou clínico geral se você apresentar sangue nas fezes ou febre, diarreia persistente e vômitos prolongados ou incontrolados. Pessoas que têm problemas nos rins ou fígado não devem usar Tiorfan®.

Mulheres grávidas somente devem usar este medicamento sob orientação médica.

7. Maiorad®(cloridrato de tiropramida)

Indicações: Maiorad® é indicado para diarreia aguda não infecciosa, diarreias crônicas associadas a doenças inflamatórias como Doença de Crohn e retocolite ulcerativa. É recomendado somente para adultos.

Contraindicações: Pessoas com dor abdominal e ausência de diarreia, com disenteria aguda caracterizada por sangue nas fezes e febre alta, com colite ulcerativa aguda e com enterocolite bacteriana.

Medicamentos como Imosec®, Tiorfan®, Maiorad® podem ser usados em casos de diarreias não associadas a infecções. Entretanto, em algumas situações estes medicamentos podem piorar o quadro de diarreia e somente devem ser usados sob prescrição médica.

Medidas caseiras para aliviar a dor de barriga

Chá de erva-doce

O chá das sementes de erva-doce (Foeniculum vulgare) ajuda aliviar a dor de barriga, especialmente, pela redução dos gases. Para fazer o chá coloque 1 colher de sopa de sementes de erva-doce em uma xícara de água fervente, tampe e deixe descansar de 10 a 15 minutos. Logo após, basta coar e ingerir o líquido morno. Beba de 2 a 3 vezes ao dia.

Chá de boldo

Além de amenizar a dor de barriga pela redução dos gases, o chá de boldo também alivia cólicas intestinais.

No preparo do chá você deve utilizar uma colher de chá de folhas secas de boldo. Pique as folhas e coloque em 150 ml de água fervente. Deixe descansar por 10 minutos. Após esse período de descanso, coe e tome o chá ainda morno de 3 a 3 vezes ao dia.

Associado a estes cuidados aumente a ingestão de água e alimente-se de forma leve e saudável dando preferência a alimentos como caldo de carne ou frango sem gordura, arroz, torradas e banana-maçã.

Quando devo buscar uma emergência?

Se mesmo fazendo tratamento com algum destes medicamentos, é importante que você busque um serviço de emergência se começar a apresentar: sangue nas fezes ou febre, diarreia persistente e vômitos

Presença de sangue na fezes,

  • Febre acima de 38oC,
  • Diarreia que persiste por mais de 36 horas,
  • Dor abdominal intensa acompanhada de vômitos.

Nestes casos, busque o serviço de emergência o mais rapidamente possível e não use nenhum medicamento sem orientação médica.

Para saber mais sobre dor de barriga, você pode ler:

O que é bom para dor de barriga?

Dor de Barriga: o que fazer?

O que é bom para parar a diarreia rapidamente?

Referências

ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira. Brasília: ANVISA, 2016.

FBG - Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?