Provavelmente o "caroço" é o próprio apêndice xifoide, que está mais evidente devido ao emagrecimento.
Contudo, apenas com esse relato supomos ainda outras causas, como um lipoma (acúmulo de gordura), um cisto ou um tipo de tumor. Apenas com a avaliação médica e possivelmente a associação de exames complementares, será possível definir com exatidão a causa desse "caroço".
Precisa procurar um atendimento médico, com clínico geral ou médico da família, para iniciar essa investigação e planejar o tratamento tão logo seja possível.
Causas de caroço no tórax
Existem inúmeras causas para o aparecimento de um nódulo ou "caroço" no tórax. Outros sinais e sintomas auxiliam na suspeita diagnóstica.
Por exemplo, um nódulo doloroso, com calor e vermelhidão local, pode nos sugerir um cisto infectado, uma foliculite ou abscesso de parede. Situações que oferecem risco para o paciente, visto que a infecção pode evoluir, por isso é fundamental o tratamento precoce com limpeza e antibióticos.
Um nódulo bem delimitado, móvel à palpação, indolor e sem sinais de infecção local, sugere um lipoma, acúmulo de gordura localizado. O que não confere risco ou urgência no tratamento, embora se for muito grande a ponto de comprimir o esôfago ou estômago, deverá ser retirado.
Nos casos de nódulos com crescimento lento, indolor e associado a perda de peso, sem outra causa que justifique esses sintomas, será importante descartar sim a possibilidade de um tumor, seja ele benigno ou maligno (câncer). No caso de tumor, o tratamento também deverá ser breve, com a ressecção do nódulo ou parte dele (biópsia), para definição do tratamento adequado.
O médico clínico geral, médico da família ou cirurgião geral, deverá ser procurado para diagnóstico e tratamento.