Tomei anticoncepcional injetável e a menstruação veio pouco?
Tomei anticoncepcional injetável (mesigyna) pela primeira vez e minha menstruação veio bem pouquinho, praticamente nada, e é como se fosse um borra marrom, isso é normal?
Sim, é normal. Geralmente a menstruação costuma vir menos quando está em uso de anticoncepcional.
O anticoncepcional injetável apresenta como principal efeito colateral as irregularidades menstruais, sendo elas: ausência de menstruação, redução do fluxo menstrual ou sangramentos no meio dos ciclos. Principalmente nos primeiros meses de uso essas alterações costumam acontecer, entretanto não são indicativos de qualquer problema, são sintomas esperados.
Independente dos sinais e sintomas que apareçam, a eficácia da medicação é mantida, os efeitos colaterais acontecem devido a uma adaptação do organismo ao estímulo hormonal constante.
Estima-se que 25% das mulheres que fazem uso de anticoncepcional injetável apresentem essas alterações. Porém após o primeiro ano de uso, quando o organismo já está adaptado, esses efeitos tendem a diminuir.
Outros efeitos colaterais possíveis para essa medicação são: sangramentos recorrentes, dores nas mamas, dores de cabeça, náuseas, tontura, queda de cabelo e aumento de peso.
Nos casos de sangramento abundante ou sintomas que sejam intoleráveis para a mulher, o médico deverá ser informado e reavaliar a opção de contraceptivos em conjunto com a paciente.
Contudo, recomendamos que mantenha a medicação conforme orientado. Não deixe de fazer uso ou mude a medicação antes de fazer contato com seu/sua médico/a assistente.
Leia também:
Tomo injeção e começou a sair uma borra marrom... o que é isso, há algum problema?