Dor nos rins durante a gravidez é normal?
Dor nos rins durante a gravidez não é normal. Se a dor tiver mesmo origem renal, pode ser decorrente de uma infecção urinária ou da presença de pedra nos rins ou nas vias urinárias, ou ainda ser ocasionada por outros problemas renais.
Porém, essa "dor nos rins" pode ser na verdade uma dor na coluna lombar (lombalgia), bastante comum durante a gravidez devido às transformações que ocorrem no corpo da mulher.
É importante lembrar que até 20% das grávidas chegam a ter infecção urinária durante o primeiro trimestre de gravidez. Portanto, é importante estar atenta a sintomas de infecção urinária como: ardência ou dor para urinar, mudança do odor e cor da urina ou ainda aumento da frequência urinária.
Já em relação a dor lombar vale lembrar de algumas características que a ajudam a diferenciar da dor nos rins:
- Pode irradiar para a perna;
- Pode vir associada a uma contratura da musculatura ao longo da coluna;
- Piora com movimentos ou se a mulher ficar muito tempo sentada ou em pé;
- Pode melhorar com o repouso.
Cerca de 50% a 80% das mulheres grávidas apresentam algum tipo de lombalgia, principalmente entre o 5º e o 7º mês de gestação. Há casos em que a dor lombar já começa na 8ª semana de gravidez. A lombalgia é frequente na gravidez por conta de vários fatores, como:
- O hormônio relaxina deixa os ligamentos mais frouxos, inclusive os da coluna e da bacia para poder acomodar o bebê e facilitar o parto;
- À medida que o bebê cresce, a mulher sofre alterações posturais. Uma delas é o aumento da curvatura da coluna lombar (as nádegas ficam mais "empinadas para trás");
- O aumento do útero e o crescimento do feto provocam um ganho de peso na grávida. Isso afeta o seu equilíbrio e provoca uma sobrecarga na coluna lombar.
Veja também: Dor nos rins: o que pode ser e o que fazer?
A grande maioria dos casos de dor lombar não está relacionada com os rins, mas sim com problemas articulares, ósseos ou musculares na coluna.
No entanto, no caso das grávidas, devido ao aumento do risco de infecção urinária, as doenças renais e do aparelho urinário também devem ser consideradas e investigadas.
O melhor é marcar uma consulta com o médico obstetra ou médico de família para que a origem da dor nos rins seja devidamente diagnosticada e tratada, prevenindo assim complicações para a mulher e para o bebê.
Leia também:
É normal ter dor lombar na gravidez?