Perguntar
Fechar

Como aliviar a dor nos rins?

Para aliviar a dor nos rins pode-se utilizar remédios anti-inflamatórios, antiespasmódicos e analgésicos. Se a cólica renal for causada por pedra nos rins, além de usar os medicamentos, é importante aumentar a ingestão de água e outros líquidos para facilitar a passagem do cálculo.

Muitas vezes as pedras nos rins são eliminadas espontaneamente pela urina, o que alivia imediatamente a dor. Em outros casos, os cálculos precisam ser retirados.

Quando a pedra é volumosa e não consegue atravessar o canal da urina, outros procedimentos podem ser necessários, como cirurgia para retirar o cálculo ou aplicação de laser para quebrar a pedra.

Os remédios usados para aliviar a dor nos rins irão depender da intensidade da cólica. A pessoa pode, a princípio, utilizar anti-inflamatórios comuns, porém, em alguns casos, há necessidade de internamento hospitalar provisório para administração de medicação intravenosa capaz de controlar a dor.

A dor no rim causada por cálculo renal é aguda e intensa, deixa a pessoa agitada e pode inclusive provocar náuseas e vômitos. A cólica não piora nem melhora se a pessoa mudar de posição.

Veja também: Quais os sintomas para quem tem pedra nos rins?

Procure um médico clínico geral ou médico de família para receber uma avaliação detalhada da origem da cólica renal, bem como indicação das medicações apropriadas.

Saiba mais em: Dor nos rins: o que pode ser e o que fazer?