Perguntar
Fechar

Como aliviar a dor nos rins?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Para aliviar a dor nos rins são indicados remédios, ingesta cuidadosa de água, compressa morna no local e quando preciso, procedimentos médicos.

A crise renal, quando ocorre por uma obstrução do ureter, acaba precisando de avaliação médica e procedimentos invasivos para desobstrução.

O ureter é o caminho por onde a urina passa quando sai do rim, até a bexiga. Se uma pedra fica presa nesse trajeto, a urina se acumula no rim causando dilatação, dor intensa e infecção. Nesse caso, nenhum medicamento, água ou compressa conseguem resolver.

Remédios para dor nos rins

Inicialmente os remédios indicados para o alívio da dor, na crise renal, são os anti-inflamatórios, como diclofenaco e ibuprofeno; antiespasmódicos, como buscopan composto® e analgésicos comuns, como dipirona em dose alta ou paracetamol.

Se a dor persistir, pode ser feito analgésicos potentes, como o tramal®.

Ingesta de água

Não beber água muita água durante a crise: atualmente ainda encontramos diretrizes que orientam a ingesta de água durante a crise, entretanto pela prática clínica, a maioria das equipes de urologia orienta a evitar o consumo de água nesta fase, porque aumenta a filtração renal, com isso o volume de líquido dentro do rim, que não será escoado devido à obstrução. Por isso dilata ainda mais a cápsula renal, o que piora bastante o quadro de dor.

Compressa de água morna

A compressa com água morna, no local da dor, pode auxiliar no relaxamento da musculatura e aliviar a dor. Deve ser colocada no dorso, logo abaixo das costelas, do lado da dor, sempre com cuidado quanto a temperatura, para não causar lesão à pele

Procedimentos médicos

Procedimentos invasivos como aplicação de laser, ondas de choque, colocação de duplo J (cateter de drenagem) e mesmo a cirurgia aberta, são indicados quando as medicações e compressa não são capazes de tratar, como nos casos de obstrução do sistema urinário. Nesse caso, os procedimentos têm o objetivo de evitar a infecção renal e comprometimento da função do rim.

Quando procurar uma emergência?

Durante uma crise de dor renal, deve ser iniciada a medicação analgésica, mais compressa morna, e caso não melhore após as primeiras horas, ou haja piora da dor, febre, náuseas ou vômitos, deve procurar um atendimento de urgência.

Se a dor nos rins, for originada por uma obstrução da via urinária devido a cálculo grande ou se houver sinais de gravidade, como febre, alterações no exame de sangue, deverá ser indicado internação para tratamento de urgência.

Muitas vezes as pedras nos rins são eliminadas espontaneamente pela urina, o que alivia imediatamente a dor. Em outros casos, os cálculos precisam ser retirados por procedimentos mais invasivos, como aplicação de laser, terapia por ondas de choque, colocação de duplo J (cateter introduzido no sistema renal para drenagem da urina até a bexiga), até cirurgia aberta.

Dor renal

A dor no rim, causada por cálculo renal é aguda e intensa, deixando a pessoa agitada e pode inclusive provocar náuseas e vômitos. A cólica não piora nem melhora com a mudança de posição, respiração ou movimentos.

Procure um/a médico/a clínico/a geral, médico/a de família ou Urologista, para receber uma avaliação detalhada da origem da cólica renal, bem como indicação das medicações e procedimentos apropriados.

Saiba mais em: Dor nos rins: o que pode ser e o que fazer?