É normal sentir constantemente vontade de urinar?

É normal sentir constantemente vontade de urinar, mesmo sem estar com infecção urinária?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Não é normal sentir constantemente vontade de urinar. Isso pode acontecer devido a um aumento da produção de urina ou a alguma irritação na bexiga, situações comuns em casos de infecção urinária, diabetes e alterações da próstata.

Contudo, sentir vontade de urinar mais vezes nem sempre é sinal de alguma doença. O aumento da ingestão de líquidos e a gravidez, por exemplo, são condições em que isso é considerado normal.

A urina, após ser produzida, fica armazenada na bexiga e, posteriormente, é eliminada. Quando sentimos vontade de urinar, em geral, é um indicativo que a bexiga está cheia e precisa ser esvaziada.

Infecção Urinária

A cistite, infecção urinária que acomete a bexiga, faz a pessoa ter vontade de urinar várias vezes ao dia. Porém, no momento da micção, há dificuldade em eliminar a urina, que sai em poucas quantidades. Outros sinais e sintomas incluem presença de sangue na urina, dor ou ardência ao urinar.

Veja também: O que é cistite e quais os sintomas?; Sensação de bexiga cheia mesmo depois de urinar, o que pode ser?

Diabetes

O principais sinais e sintomas do diabetes são o aumento do número de micções e a sede constante. A pessoa bebe água frequentemente, mas continua com sede. Como consequência, a vontade de urinar também é constante. A urina é liberada em grandes quantidades e normalmente é bem clara.

Leia também: Quais os Sintomas para Suspeitar de Diabetes?

Hiperplasia benigna de próstata

A hiperplasia benigna provoca um aumento do tamanho da próstata que resulta em diversas alterações urinárias: interrupção do jato de urina, jato de urina fraco, dificuldade para urinar, além de vontade constante e urgente de urinar, inclusive durante a noite.

Saiba mais em: O que é hiperplasia prostática?

Câncer de próstata

O câncer de próstata manifesta-se principalmente pela vontade de urinar constante e pela dificuldade em eliminar a urina. Contudo, o tumor não costuma manifestar sintomas na fase inicial, já que o seu crescimento é bastante lento.

Nas fases mais avançadas, além do aumento do número de micções e da dificuldade em urinar, o câncer de próstata pode causar dores nos ossos, dor na coluna lombar, sangramento na urina, insuficiência renal, entre outros sinais, sintomas e complicações.

Veja também: Quais os sintomas de câncer de próstata?

Edemas

Quando a vontade de urinar é mais frequente durante a noite, pode ser um sinal de insuficiência cardíaca, cirrose hepática e outras doenças que causam edema (inchaço) nos membros inferiores. O edema é causado pelo extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos.

Assim, quando a pessoa se deita, esse líquido é reabsorvido pelo organismo e retorna à circulação sanguínea, sendo eliminado pelos rins através da urina. Daí as micções serem mais comuns durante a noite.

Síndrome da Bexiga Hiperativa

A Síndrome da Bexiga Hiperativa provoca contrações involuntárias na bexiga que deixam a pessoa com uma vontade constante e urgente de urinar. Homens e mulheres com essa alteração do funcionamento da bexiga costumar ir ao banheiro mais de 8 vezes ao longo do dia e da noite, quase sempre com urgência.

Veja também: O que é bexiga hiperativa e quais os sintomas?

Caso você esteja sentindo vontade constante de urinar, procure um serviço de saúde para uma avaliação pormenorizada.

Saiba mais em:

Dor ao urinar, o que pode ser?

Vontade de urinar a toda hora e não conseguir. O que pode ser?

Não conseguir ou ter dificuldade em urinar: o que pode ser e como tratar?

Dificuldade para urinar: o que pode ser e o que fazer?

O que pode causar ardência ao urinar?