O que é doença de Paget? Quais os sintomas?

A doença de Paget mamária é um tipo raro de câncer de mama que acomete a região da aréola e do mamilo. Já a doença de Paget óssea não tem nenhuma relação com câncer. Acomete principalmente idosos e provoca uma remodelação desordenada em um ou mais ossos.

Doença de Paget Mamária

A doença de Paget mamária é mais comum em mulheres entre 60 e 70 anos de idade, podendo inclusive surgir em homens. Os seus principais sintomas são:

  • Coceira e vermelhidão na aréola ou mamilo;
  • Pele espessa e áspera;
  • Ardência;
  • Bolhas com líquido;
  • Sangramento nos mamilos;
  • Presença de nódulos.

No início, a doença pode ser confundida com uma alergia, pois começa com uma vermelhidão e descamação que geralmente provocam ardência ou coceira.

Publicidade

A seguir surgem feridas, que podem eliminar secreção e provocar dor intensa. Pode haver sangramento dos mamilos e em cerca de metade dos casos existe um nódulo palpável na mama.

Também podem lhe interessar:

Dor nos bicos dos seios. O que pode ser?

Dor e coceira nos seios, o que pode ser?

O tratamento da doença de Paget mamária depende sobretudo do diagnóstico precoce e da extensão do tumor, sendo a cirurgia a forma de tratamento mais utilizada.

Doença de Paget Óssea

A doença de Paget é uma enfermidade óssea relativamente comum, ficando atrás apenas da osteoporose. A doença causa alargamento e espessamento ósseo, deixando o osso esponjoso e com tendência à curvatura, o que o torna mais quebradiço e aumenta o risco de fratura.

A doença óssea de Paget não tem uma causa bem definida, mas sabe-se que o processo começa com o aumento da atividade das células responsáveis pela reabsorção óssea.

Para compensar essa perda de massa óssea, aumenta-se a formação de osso novo, causando desordem na área comprometida, o que dá origem a um osso maior, menos compacto, com muitos vasos sanguíneos e com mais tendência a deformidades e fraturas que um osso normal.

Os principais sintomas da doença óssea de Paget são:

  • Dor nos ossos (sintoma mais comum);
  • Fraturas;
  • Deformidades ósseas;
  • Artrites.

Veja aqui outras causas de dores ósseas.

O tratamento inclui medicamentos e cirurgia, embora nenhum deles seja totalmente eficaz contra a doença.

O principal objetivo é diminuir as dores, restabelecer o metabolismo normal dos ossos, prevenir as deformidades e as complicações ósseas, como artrites, fraturas e compressão dos nervos.

A doença de Paget mamária deve ser diagnosticada por um médico mastologista, enquanto que a doença óssea de Paget é da responsabilidade do médico ortopedista.