Perguntar
Fechar

Quais as causas da insuficiência venosa?

Insuficiência venosa é uma doença caracterizada por uma série de sinais e sintomas decorrentes do refluxo ou obstrução do fluxo sanguíneo dentro das veias.

A insuficiência venosa acomete principalmente os membros inferiores, podendo ser originada por anormalidades em veias superficiais e profundas.

Dentre os fatores de risco para desenvolver a doença, que é mais comum nas mulheres, estão a idade, o número de gestações, o excesso de peso e a história de insuficiência venosa na família.

Há ainda diversos fatores que favorecem o aparecimento da insuficiência venosa, tais como genética, permanecer em pé várias horas ao longo do dia, celulite, uso de pílula anticoncepcional, obesidade e fumo também contribuem para o problema.

O tabagismo, o uso de pílulas anticoncepcionais e os tratamentos de reposição hormonal não parecem ser causas de insuficiência venosa.

Gravidez

Com o aumento dos níveis de progesterona, como ocorre na gravidez, os vasos tornam-se mais frágeis, aumentando os riscos do desenvolvimento de insuficiência venosa.

Complicações

Sem tratamento, a insuficiência venosa pode trazer diversas complicações, como inchaço, trombose venosa profunda, alterações na pele, erisipela, dermatites e úlceras varicosas.

Prevenção

Para combater e prevenir a insuficiência venosa, recomenda-se evitar manter as pernas para baixo, praticar atividade física aeróbica leve, como andar ou pedalar, manter o peso adequado e usar meias elásticas de compressão.

O tratamento da insuficiência venosa é da responsabilidade do médico angiologista ou cirurgião vascular.

Leia também:

Quais os sintomas da insuficiência venosa?

Insuficiência venosa tem cura? Como é o tratamento?