Quais as causas da insuficiência cardíaca congestiva?
As principais causas da insuficiência cardíaca congestiva são:
- Diabetes
- Hipertensão arterial
- Doença coronariana
- Doenças inflamatórias ou degenerativas das válvulas do coração
- Doenças congênitas, genéticas e auto-imunes
- Quimioterapia
- Alcoolismo
- Infecções por vírus ou parasitas (como a Doença de Chagas)
A insuficiência cardíaca se caracteriza pela perda da capacidade de contração e/ou relaxamento do miocárdio, que é o músculo cardíaco. Logo, a função do coração de bombear o sangue para o corpo fica comprometida, afetando o funcionamento de todo o organismo.
Os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca são provocados por essa incapacidade de bombear e receber o sangue de forma adequda, o que leva a um acúmulo de líquido nos pulmões e no resto do corpo. Por isso a doença também ser denominada insuficiência cardíaca congestiva.
Tipos de insuficiência cardíaca
Quando a insuficiência cardíaca ocorre pela perda da capacidade de contração do coração, ela é denominada sistólica. Nesses casos, o músculo do coração não tem força suficiente para fazer a contração e bombear todo o sangue que o corpo precisa.
Se a insuficiência cardíaca for decorrente de uma disfunção no relaxamento do músculo cardíaco, o coração não permite o enchimento completo. É a chamada insuficiência cardíaca diastólica.
Algumas pessoas possuem apenas um tipo de insuficiência cardíaca, enquanto que outras podem apresentar ambos.
Tratamento da insuficiência cardíaca
O tratamento da insuficiência cardíaca congestiva depende de cada caso, podendo incluir, medicamentos, atividade física controlada, mudanças no estilo de vida, cirurgias, uso de marcapasso e desfibrilador cardíaco, ou até o transplante de coração.
O/A cardiologista é o/a especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento.
Saiba mais em:
Insuficiência cardíaca pode ser genética?