Os sintomas da insuficiência adrenal são variados e dependem da causa e do tempo de doença. Pode ser dividida em insuficiência adrenal Primária ou Secundária, além de aguda ou crônica.
Geralmente os sintomas são inespecíficos, como fraqueza, cansaço e falta de apetite. Na insuficiência adrenal primária, um dos sinais característicos é a presença de manchas escuras na pele, especialmente em regiões expostas como o rosto, e dobras, como nas axilas. A essa pele escurecida, chamamos de hiperpigmentação.
Quanto ao tempo de doença, aguda ou crônica, na forma aguda também conhecida por "crise adrenal", os sintomas são mais graves e com maior risco de complicações para a saúde, incluindo o risco de óbito.
Sintomas da Insuficiência adrenal
- Náuseas, vômitos
- Dor abdominal (por vezes intensa)
- Falta de apetite
- Perda de peso
- Pressão baixa
- Glicose baixa
- Sinais de desidratação (boca seca, muita sede, pele ressecada)
- Amenorreia (alterações no ciclo menstrual)
- Avidez por comida salgada
- Redução de pelos, nas mulheres
- Sintomas psiquiátricos e confusão (nos casos mais avançados)
- Hiperpigmentação cutâneo-mucosa (sinal clássico de áreas com escurecimento da pele, porém apenas na insuficiência adrenal primária)
Os sintomas gastrointestinais costumam ser a primeira manifestação na doença. Por vezes a dor abdominal é tão intensa que sugere quadro de abdome agudo, ou seja, urgência médica cirúrgica.
Outro sintoma bastante comum, o desejo voraz por alimentos salgados, ocorre devido a pouca concentração de sal (sódio) no plasma decorrente da doença, uma forma de compensação desenvolvida pelo próprio organismo.
Também pode haver perda do desejo sexual e perda de pelos na região genital e nas axilas.
Insuficiência adrenal aguda
Os sintomas da insuficiência adrenal geralmente começam a se manifestar gradualmente. Contudo, situações de estresse, presença de infecção, traumatismos e procedimentos cirúrgicos podem causar uma crise aguda de insuficiência adrenal que pode levar à morte se não for devidamente tratada.
Nesses casos, além dos sintomas acima descritos estão presentes também febre alta, dor abdominal intensa, depressão, confusão mental, hipotensão grave e refratária.
Insuficiência adrenal crônica
Casos crônicos ou graves de insuficiência adrenal podem causar anda dores musculares e articulares, depressão, delírios, perda de memória e psicose.
Os sinais e sintomas da insuficiência adrenal podem ser discretos e variados. As manifestações são decorrentes da pouca produção de glicocorticoides ou mineralocorticoides e ainda da própria doença que originou a insuficiência adrenal.
Sem tratamento, a insuficiência adrenal pode ser fatal, sobretudo nos casos agudos.
O que é Doença de Addison?
A doença de Addison é a uma das formas mais comuns de insuficiência adrenal primária, onde a baixa produção de cortisol e aldosterona, levam aos sintomas de fraqueza, fadiga e pressão baixa.
Com a evolução da doença ou mediante uma situação de estresse, como pós-operatório ou infecção, os sintomas se agravam, podendo haver queda importante do sódio e da pressão arterial, com risco de morte se não tratado rapidamente.
Na presença dos sintomas relatados é importante que procure o quanto antes um médico de família, clínico geral ou um endocrinologista na presença desses sintomas.
Saiba mais em: