Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Qual é o tratamento para os transtornos de personalidade?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

O tratamento para os transtornos de personalidade deve compreender:

  • Psicoterapia
  • Medicamentos
  • Terapia familiar e
  • Estilo de vida saudável.

Psicoterapia

O tratamento de escolha para os transtornos de personalidade é a psicoterapia cognitiva-comportamental. O tempo de duração é longo, podendo levar anos, e requer grande esforço por parte da pessoa e do terapeuta.

A psicoterapia é fundamental para o sucesso do tratamento dos transtornos de personalidade, pois ajuda o paciente a identificar a sua instabilidade e monitorá-la para mudar o padrão de comportamento e desenvolver o autocontrole.

No entanto, pessoas com transtornos de personalidade geralmente têm resistência em aceitar o tratamento psicoterápico, o que retarda e prejudica o tratamento.

Medicamentos

Os medicamentos usados no tratamento dos transtornos de personalidade servem para controlar depressões, psicoses, ansiedade, impulsividade, entre outros distúrbios.

Casos de transtornos borderlines (fronteiriços) e esquizotípicos podem ser tratados com neurolépticos, já que esses indivíduos muitas vezes manifestam paranoias, dificuldades de comunicação, alucinações, entre outros sintomas psicóticos.

Os indivíduos borderlines instáveis e os antissociais com dificuldade em controlar os impulsos podem se beneficiar do tratamento com medicamentos antidepressivos. O objetivo é controlar os impulsos suicidas, que apresentam alta prevalência nesses tipos de transtornos de personalidade.

Já os anticonvulsivantes podem ser usados para tratar os comportamentos impulsivos e automutiladores.

Terapia familiar

A terapia familiar representa um tratamento alternativo com foco na pessoa que possui o transtorno de personalidade, além de seus familiares e companheiros.

Uma vez compreendida a situação do paciente, as pessoas com quem convive conseguem auxiliá-lo na adesão do tratamento e nas orientações a ele recomendadas. Com isso a resposta ao tratamento tende a ser mais rápida e eficaz.

Estilo de vida saudável

O estilo de vida saudável comprovadamente ajuda muito no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, seja para pessoas portadoras de transtornos físicos ou mentais.

Tanto portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes ou reumatismo, quanto os portadores de transtornos de personalidade, se beneficiam de uma alimentação saudável, atividades físicas regulares, evitar hábitos ruins como tabagismo, alcoolismo ou drogas ilícitas. Por isso também faz parte do tratamento de transtornos de personalidade.

O/A psiquiatra é o/a especialista responsável pelo tratamento dos transtornos de personalidade.

Saiba mais em:

Qual é o tratamento para o transtorno da personalidade esquiva?

Transtorno de personalidade é uma doença mental?

Quais os tipos de transtorno de personalidade e suas características?

Quais os sintomas dos transtornos de personalidade?

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?