Perguntar
Fechar

Sapinho na boca de bebê: O que é, quais os sintomas e como tratar?

O sapinho é uma infecção causada por fungos, muito comum em bebês com menos de 6 meses. Pode afetar a boca (candidíase oral) ou a região ao redor do ânus, com tendência para se manifestar em períodos em que o organismo do bebê está com a imunidade baixa.

O sapinho na boca ocorre sobretudo em bebês que usam mamadeira e chupeta, já que o fungo causador da candidíase oral pode se proliferar facilmente nesses objetos.

Sintomas

Os sinais e sintomas que caracterizam a presença de sapinho na boca do bebê são pequenos pontos brancos semelhantes a restos de leite, que podem surgir nos lábios, nas gengivas, na parte interna das bochechas e na língua.

As manchinhas são difíceis de sair da boca e podem ser dolorosas. Por isso não se deve tentar tirá-las ou raspá-las, pois pode piorar o quadro e causar ainda mais dor ao bebê.

Os casos mais graves de sapinho podem provocar ainda febre, tosse e problemas estomacais. A dor pode ainda interferir na amamentação, já que pode tirar o apetite da criança.

Vale lembrar que a mãe pode ser infectada pelo bebê através da amamentação. Nesses casos, o sapinho se manifesta no bico do seio, causando coceira, descamação e ardência no local.

Tratamento

O tratamento do sapinho em bebês é feito com medicamentos antifúngicos que são aplicados diretamente na boca da criança. Não se trata de uma doença grave, mas é necessário tratá-la adequadamente para que a infecção não se torne grave.

Além dos antifúngicos, também podem ser usados bicarbonato de sódio e violeta genciana para tratar o sapinho. Os analgésicos também podem ser indicados nos casos mais severos para aliviar a dor.

O tratamento também deve ser feito pelas mães que estão amamentando para evitar que sejam infectadas.

Prevenção

Para prevenir o aparecimento de sapinho na boca do bebê, recomenda-se higienizar adequadamente as chupetas e as mamadeiras, sobretudo se o bebê ainda não tiver completado 6 meses de vida. Também deve-se tentar evitar que a criança coloque coisas na boca, já que esse hábito pode favorecer o desenvolvimento do fungo.

O tratamento do sapinho na boca do bebê pode demorar meses e deve ser acompanhado pelo médico pediatra.

Saiba mais em:

Sapinho na boca: Quais os sintomas e como tratar?

Quais são os sintomas da candidíase?