O resultado do seu exame é compatível com alguns dos seus sintomas como a sensação de queimação e empachamento provocado por gases, porém a causa da perda de peso e peristaltismo aumentado precisam ser melhor avaliados, somente seu médico pode fazer esse diagnóstico e definir o melhor tratamento para o seu caso.
O que é uma pangastrite?
Pangastrite é o termo utilizado para caracterizar uma inflamação de toda a mucosa do estômago. Pode ser desencadeada por agentes agressores externos como uso de álcool, medicamentos anti-inflamatórios, como aspirina, ibuprofeno, diclofenaco entre outros, ou presença da bactéria Helicobacter Pylori.
A gastrite pode ainda ser decorrentes de reações auto-imunes, Doença de Crohn, anemia perniciosa, doenças infecciosas graves, consumo de álcool ou outras drogas, entre outras causas.
Quais são os principais sintomas da pangastrite?
A pangastrite é caracterizada por sintomas como azia, dor epigástrica, náuseas, vômitos, sensação de empachamento e queimação na região do estômago.
Qual o tratamento da pangastrite?
O tratamento da pangastrite consiste na adoção de mudanças em hábitos alimentares e uso de medicamentos como os inibidores de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, etc). Quando a bactéria H. Pylori está presente na mucosa gástrica o tratamento também inclui antibióticos. Entre as medidas relacionadas a alimentação destacam-se:
- Comer com maior frequência pequenas quantidades de alimentos;
- Evitar alimentos irritantes para o estomago (alimentos ácidos, picantes ou gordurosos);
- Evitar café e bebidas que contém cafeína;
- Evitar estresse emocional;
- Evitar consumir bebida alcoólica.
Para mais informações consulte o seu médico clínico geral ou médico de família.
Queimação no estômago: medidas caseiras e remédios e para aliviar a azia