Pergunte ao Médico
Como Funciona

Tenho hérnia umbilical. Posso continuar malhando?

Tenho hérnia umbilical há uns 2 meses e nunca senti nada. Faço academia há 2 anos. Posso continuar malhando?

Se tem hérnia umbilical deve primeiro fazer uma avaliação médica criteriosa antes de continuar malhando. Levantar pesos na academia ou fazer exercícios físicos que exigem muita força aumenta a pressão dentro do abdômen e empurra a hérnia umbilical para fora.

Como a hérnia é recente, pode ser possível retornar o seu conteúdo para o local de origem. Hérnias pequenas que não causam sintomas podem ser apenas acompanhadas e não precisam ser operadas com urgência.

Porém, se a hérnia umbilical for muito volumosa e o local por onde ela passa for muito estreito, pode não ser possível reduzi-la. Essa situação é muito perigosa devido ao risco de estrangulamento herniário, que pode levar à morte se não for tratado a tempo.

Publicidade

A maioria das hérnias umbilicais em adultos precisa de tratamento cirúrgico, pois o anel herniário geralmente é muito estreito e rígido, o que aumenta as chances de haver encarceramento e estrangulamento.

Saiba mais em: Uma hérnia pode estourar?

Portanto, antes de continuar frequentando a academia, consulte um médico cirurgião geral ou um gastrocirurgião para que a sua hérnia umbilical seja avaliada e receba o tratamento adequado.

Também podem lhe interessar:

Toda hérnia tem que ser operada?

Quem tem hérnia umbilical pode engravidar?