A insuficiência adrenal pode ser grave e fatal em alguns casos, sobretudo quando o diagnóstico é tardio.
Causas de insuficiência adrenal
As causas mais comuns de insuficiência adrenal primária são:
- Doenças autoimunes (diabetes, hipotireoidismo)
- Doenças infeciosas (Aids, tuberculose)
- Tumores
- Causas genéticas (hiperplasia adrenal congênita)
- Hemorragias
- Remoção cirúrgica da glândula adrenal.
Já a insuficiência adrenal secundária pode ser causada por distúrbios que afetem o hipotálamo (região próxima ao cérebro) e a glândula hipófise, responsáveis pelo eixo que regula a função da glândula, ou doenças adquiridas, como, por exemplo:
- Tumor de hipófise
- Tumor de hipotálamo
- Síndrome de Sheehan (complicação no parto causando necrose na hipófise)
O que é insuficiência adrenal?
A insuficiência adrenal é uma doença que se caracteriza pela produção insuficiente de glicocorticoides e mineralocorticoides, hormônios produzidos por essa glândula localizada logo acima dos rins, daí ser conhecida também como glândula suprarrenal.
Em crianças, a principal causa de insuficiência adrenal é a hiperplasia adrenal congênita, uma doença genética provocada por deficiência de uma substância envolvida na síntese de cortisol.
Nos adultos, as causas mais frequentes de insuficiência adrenal primária são a adrenalite autoimune, a tuberculose e a paracoccidioidomicose.
Insuficiência adrenal primária
Na insuficiência adrenal primária, o problema na produção hormonal está localizado na própria glândula adrenal. As causas da insuficiência adrenal primária estão relacionadas com alterações no desenvolvimento ou destruição da glândula.
Também conhecida como Doença de Addison, se caracteriza pela baixa produção de cortisol e pelos altos níveis de ACTH, liberados pela hipófise, na tentativa de aumentar a produção do hormônio (cortisol).
Outras causas de insuficiência adrenal primária
- Infecção por fungos
- Hemorragia adrenal
- Metástases
- Sarcoidose
- Amiloidose
- AIDS
- Hiperplasia e hipoplasia adrenal congênita
- Medicamentos (mitotane e aminoglutetimida).
A insuficiência adrenal primária de origem autoimune pode ainda estar relacionada com doenças da tireoide, diabetes e falência ovariana primária.
Insuficiência adrenal secundária
Na insuficiência adrenal secundária, o defeito é decorrente da falta de um hormônio responsável pela estimulação da glândula adrenal, conhecido como ACTH (hormônio adrenocorticotrófico).
A insuficiência adrenal secundária se manifesta pela baixa produção de cortisol e ACTH. Nesses caso, apenas o cortisol está baixo, já que as glândulas adrenais estão preservadas e continuam a excretar aldosterona.
Outras causas de insuficiência adrenal secundária
- Uso prolongado de corticoides ou ACTH;
- Pós-operatório de doenças na hipófise;
- Metástases;
- Tuberculose;
- Sarcoidose;
- Traumatismos cranianos.
O/A médico/a endocrinologista é o/a especialista indicado para diagnosticar e tratar a insuficiência adrenal.
Saiba mais em: