Perguntar
Fechar

Quais são as principais doenças cardiovasculares e suas causas?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

As doenças cardiovasculares são aquelas que atingem o coração ou os vasos sanguíneos, sendo as principais:

  • Hipertensão arterial
  • Infarto do miocárdio
  • Aterosclerose
  • Acidente vascular cerebral ("derrame"), sendo consideradas uma das principais causas de morte no mundo.

Os processos de desenvolvimento das doenças cardiovasculares são muito parecidos, já que quase sempre estão associados com a obstrução das artérias e suas consequências para a nutrição, oxigenação e bom funcionamento dos órgãos.

1. Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial, ou "pressão alta", como é popularmente conhecida, modifica a função e a estrutura dos vasos e do músculo cardíaco. A pressão arterial é uma forma de medir a força que o coração está fazendo para bombear o sangue para o corpo.

Os valores aceitos como normais atualmente são de 120 mmHg por 80 mmHg. Quando a pressão arterial está igual ou superior a 140 mmHg por 90 mmHg, ela é considerada pressão alta. Valores entre o normal e alta, são considerados pré-hipertensão, o que já confere necessidade de tratamento.

A origem genética é a principal causa de hipertensão, mas também pode ser causada por estresse, hábitos de vida ruins, tumores que alteram a produção hormonal, doenças renais, entre outros.

2. Infarto do miocárdio

O infarto, conhecido como “ataque cardíaco”, ocorre quando uma parte do músculo do coração morre devido à falta de fluxo sanguíneo (isquemia). A interrupção da circulação é decorrente do entupimento das artérias que irrigam o músculo cardíaco com oxigênio e nutrientes.

A causa mais frequente é o acúmulo de gordura no sangue, por aumento do colesterol, sedentarismo e ou aterosclerose. A história de infarto no coração, na mesma família, também aumenta o risco para a doença.

3. Aterosclerose

É uma doença cardiovascular que se caracteriza pelo entupimento das artérias devido à presença de placas de gordura que se acumulam nas paredes do vaso sanguíneo. As principais causas desse acúmulo de gordura são o diabetes, o colesterol alto, a falta de atividade física e o tabagismo.

A obstrução da artéria aumenta o esforço do coração, causando a hipertensão. E quando a artéria fica completamente entupida pelas placas de gordura, as partes do coração por ela irrigadas morrem, acontece o infarto agudo do coração.

A obstrução pode acontecer em qualquer vaso do corpo, reduzindo o fluxo sanguíneo e levando a outras complicações, como acidente vascular cerebral isquêmico ("derrame"), doença arterial dos rins, trombo embolismo pulmonar (TEP).

4. Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Popularmente conhecido como "derrame", o acidente vascular cerebral pode ser hemorrágico ou isquêmico. Quando o AVC é provocado pelo entupimento de uma artéria e consequente interrupção do fluxo sanguíneo, ele é denominado isquêmico.

Assim como no infarto do miocárdio, o processo é o mesmo, ou seja, a falta de sangue em uma determinada área do cérebro, leva à falta de oxigenação, com consequente morte dos neurônios e sintomas relacionados àquela região.

Já o AVC hemorrágico é decorrente do rompimento de uma artéria cerebral, causando extravasamento de sangue para o interior do crânio e falta de fluxo sanguíneo nas porções do cérebro irrigadas pela artéria rompida.

Saiba mais em: O que é um AVC e quais os sintomas ou sinais?

Para maiores informações sobre as doenças cardiovasculares, suas causas e como prevenir, consulte um clínico geral, médico de família ou cardiologista.

Pode lhe interessar ainda:

Saiba como identificar um infarto e conheça os sintomas

Quais as causas da hipertensão arterial?

Quais são os sintomas das doenças cardiovasculares?

Existe tratamento para coração inchado e água no pulmão?