Perguntar
Fechar

Menstruação

Tenho dor nos seios 15 dias antes da menstruação?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Não. Nenhum tipo de dor é normal, quando esta dor é repetitiva e sempre na mesma época do ciclo menstrual provavelmente tem relação com as alterações hormonais normais do ciclo menstrual e pode não ser uma doença, porém nunca pode ser considerada normal.

Já fiz exames de Gravidez e todos negativos, devo repetir?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

De que te adianta fazer novo exame de sangue se o seu problema já foi encontrado, se é uma gravidez nas trompas o médico ginecologista vai conduzir o tratamento correto, provavelmente aguardando alguns dias e repetindo o Exame de Ultrassonografia Transvaginal, se for uma menstruação que está para vir espere um pouco que ela vai descer ou o médico ginecologista vai medicar com medicamentos para ela descer. Você precisa de tratamento e não de novos exames. Fique calma e tranquila e confie no seu médico que ele vai conduzir o seu tratamento, se não se sente segura mude de médico, mas de nada adianta querer fazer mais exames.

Mioma atrasa a menstruação?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Não. Mioma não atrasa a menstruação

A mulher que apresenta mioma normalmente é assintomática, ou seja, não apresenta sintoma específico. Entretanto, há possibilidade de alguns sintomas serem percebidos como, por exemplo, a dor pélvica e o prolongamento do período menstrual com sangramento menstrual mais intenso e mais duradouro

Todos esses sintomas serão dependentes da quantidade de miomas no útero, do tamanho deles e da localização na cavidade uterina. 

O atraso da menstruação pode ser decorrente de outras situações que devem ser devidamente investigadas. 

Caso sua menstruação não veio na data prevista e, portanto, você está com atraso menstrual, procure o/a ginecologista, médico/a de família ou clínico/a geral para uma investigação pormenorizada.

Saiba mais em: Quais são os sintomas de mioma?

Mesigyna atrasa a menstruação?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

A Mesigyna® pode atrasar a menstruação

A Mesigyna causa redução do sangramento menstrual, inclusive a supressão da menstruação.

Porém, com o uso contínuo da medicação, sempre é válida uma reavaliação com o/a ginecologista, médico/a de família ou clínico/a geral para identificar se há outras causas para o atraso da menstruação.

A Mesigyna®  é um anticoncepcional injetável que deve ser utilizado todo mês. Os efeitos colaterais geralmente são presentes nos primeiros meses de administração, porém depois desse período de adaptação ela é bem aceitável pelas mulheres. Os efeitos colaterais mais relatados pelas mulheres são alterações no ciclo menstrual, dor e sensibilidade nas mamas, instabilidade no humor, dores de cabeça e aumento do peso.

Apesar da ausência da menstruação ser um dos efeitos provocados pela Mesigyna®, você pode consultar um/a desses/dessas profissionais citados para uma avaliação detalhada.

É possível estar grávida mesmo que o saco gestacional não apareça no ultrassom?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Sim, é possível estar grávida mesmo que o saco gestacional não apareça no ultrassom.

O saco gestacional começa a ser visto pela ultrassonografia a partir da quinta ou sexta semana de gestação. Antes desse período, a gravidez pode estar presente mesmo sem o saco gestacional visível pelo exame.

Quando a ultrassonografia detecta a gestação sem o saco gestacional, o/a ultrassonografista solicita a repetição do exame em algumas semanas justamente para aguardar o período em que a estrutura será detectável. O saco gestacional fica visível até a 10ª semana de gravidez, após esse período, a estrutura fetal vai desenvolvendo e outros parâmetros são avaliados.

O acompanhamento pré-natal deve ser realizado com consultas periódicas e realização dos exames indicados.

Leia também:

O que é o saco gestacional?

Com quantas semanas é possível ver o embrião no saco gestacional?

Minha menstruação não vem há 3 meses, exame deu negativo?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Pode ser gravidez ou pode ser alguma doença ou não ser nenhuma das duas coisas, pode ser só uma desordem hormonal, mas a dúvida é grande, precisa ir a um ginecologista. Provavelmente fazer um ultrassom ou outros exames para ver o que está acontecendo.

Vou ficar menstruada existe algo para adiantar ou atrasar a menstruação?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Neste caso poderia conversar com seu médico e tomar pílula anticoncepcional para não menstruar nesse período, porém somente deve fazer isso com o consentimento do médico.

O DIU atrasa a menstruação?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Sim, o DIU pode atrasar a menstruação devido às alterações menstruais que o dispositivo provoca. O DIU pode causar diminuição ou aumento do fluxo menstrual e até mesmo ausência de menstruação (amenorreia).

Em torno de 50% das mulheres que colocam o DIU hormonal deixam de menstruar após 24 meses de uso. Portanto, o "atraso da menstruação" pode ser, na realidade, ausência dela.

A irregularidade menstrual é esperada e ocorre principalmente nos primeiros meses de uso do DIU de cobre ou liberador de levonorgestrel, com tendência para melhorar ao longo do tempo.

O DIU de cobre, pode provocar um sangramento mais intenso, que é tratado com medicamentos específicos.

Já o DIU liberador de levonorgestrel tende a diminuir a menstruação com o passar do tempo. Isso se manifesta através de sangramento leve, sangramento de escape ou ausência de menstruação.

Veja também: O DIU tem efeitos colaterais?

No entanto, em caso de atraso da menstruação, a primeira coisa a fazer é verificar se há gravidez ou não. Apesar do DIU ser bastante eficaz, pode ocorrer uma gravidez em cada 100 pacientes que utilizam o método.

Mas é importante lembrar que o DIU tem uma eficácia contraceptiva considerada superior aos medicamentos por via oral, uma vez que não precisa ser tomado diariamente e por isso não há risco de esquecimento.

A mulher deve informar seu/sua ginecologista, clínico/a geral ou médico/a de família se notar qualquer alteração na sua menstruação durante a utilização do DIU. 

Tive relação no último dia da minha menstruação...
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Até pode estar grávida, mas é muito difícil que seja dessa relação, pois estava menstruada e toma anticoncepcional, além de que os sintomas de gravidez somente surgem a partir do final do primeiro mês de gravidez.

Sintomas de TPM após a menstruação é normal? O que pode ser?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não, continuar com os sintomas da TPM após a menstruação não é normal, mas pode eventualmente acontecer, por mais alguns dias. Isso pode ser sinal de alguma desordem hormonal, que fez com que as condições da fase pré-menstrual permanecessem no seu corpo mesmo depois da menstruação acontecer.

A TPM ocorre devido ao aumento acentuado dos níveis de hormônio luteinizante durante a ovulação. Há também um aumento da progesterona seguido por uma diminuição do mesmo para que haja menstruação.

Já a fase pós-menstrual é marcada pelo hormônio estrógeno, que melhora o humor e ameniza os sintomas da TPM.

O que é TPM?

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é uma síndrome que envolve manifestações físicas, emocionais e comportamentais que ocorre em mulheres em fase reprodutiva.

Os sintomas da TPM surgem após a ovulação e desaparecem ou diminuem significativamente após a menstruação. 

Leia também: Quais são os sintomas de TPM?

Qual o tratamento para TPM?

Mulheres com sintomas leves devem mudar o estilo de vida, com uma alimentação saudável, prática de atividade física e redução do estresse.

Quando os sintomas são mais intensos, o tratamento pode incluir medicamentos analgésicos, antidepressivos, anticoncepcionais, suplementos, vitaminas, além das mudanças no estilo de vida.

Também pode lhe interessar: Anticoncepcional para os efeitos da TPM?

Consulte um médico ginecologista para fazer um exame de dosagem hormonal e iniciar um tratamento para a TPM.

Menstruação só se eu tomar chá canela, posso estar grávida?
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Para saber se está realmente grávida precisa fazer o exame de gravidez, caso o resultado seja positivo vá ao médico para para iniciar o pré-natal e se o resultado for negativo vá ao médico do mesmo jeito para saber porque não está menstruando.

Minha menstruação está atrasada, fiz dois teste...
Dr. Charles Schwambach
Dr. Charles Schwambach
Médico

Cisto funcional é um cisto ovulatório, todos os meses a mulher produz um desses cistos, talvez esse cisto, se ele se transformou em corpo lúteo (possível numa gravidez), possa ser a causa de você não estar menstruando.